Conheça ‘Envelhescência’ e mais 5 títulos que propõem um novo olhar sobre a terceira idade

Por: Redação | Comunicar erro

Uma nova perspectiva sobre o significado do envelhecimento. Essa é a proposta do documentário “Envelhescência”, dirigido pelo gaúcho Gabriel Martinez. O filme relata a história de seis pessoas que reinventaram a sua velhice, descartando totalmente as limitações impostas pelo avanço da idade e pelas convenções sociais.

Além dos perfis inspiradores de quatro paulistas e um catarinense – plenamente ativos após os 60 anos -, o filme discute os desafios e possibilidades dessa nova geração de idosos. São entrevistados no documentário o filósofo Mario Sergio Cortella, o médico gerontologista Alexandre Kalache e a antropóloga Mirian Goldenberg.

Veja o trailer:

O filme, que tem o patrocínio da Penitud, será exibido no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo, neste final de semana. Os ingressos custam R$ 4. Veja a agenda:

Dia 18, às 13h e 15h
Dias 19, às 13h e 15h
Dia 20, às 13h
Dia 21, às 13h
Dia 22, às 13h e 15h

Se você não está em São Paulo, não se preocupe. Montamos uma lista de produções que também propõe uma reflexão sobre os desafios e novas perspectivas da terceira idade. Todos os títulos estão disponíveis em plataformas de streaming, como Netflix, Crackle e Net Now.

Grace

“Grace and Frankie” (2015)

Grace (Jane Fonda) e Frankie (Lily Tomlin) estão encarando a terceira idade, mas não da forma que imaginavam. Quando os seus respectivos maridos revelam que estão apaixonados um pelo outro, e planejam se casar, a vida delas é virada de cabeça para baixo. Agora, elas estão ligadas eternamente por esse acontecimento e, já rivais, descobrirão que podem ter que tomar conta uma da outra.

Chega

“Chega de Saudade” (2008)

A história acontece em uma noite de baile, em um clube de dança em São Paulo, acompanhando os dramas e alegrias de cinco núcleos de personagens freqüentadores do baile. A trama começa ainda com a luz do sol, quando o salão abre suas portas, e termina ao final do baile, pouco antes da meia-noite, quando o último freqüentador desce a escada. Mesclando comédia e drama, “Chega de Saudade” aborda o amor, a solidão, a traição e o desejo, num clima de muita música e dança.

Antes

“Antes de Partir” (2007)

Carter Chambers (Morgan Freeman) é um homem casado, que há 46 anos trabalha como mecânico. Submetido a um tratamento experimental para combater o câncer, ele se sente mal no trabalho e com isso é internado em um hospital. Logo passa a ter como companheiro de quarto Edward Cole (Jack Nicholson), um rico empresário que é dono do próprio hospital. Edward deseja ter um quarto só para si mas, como sempre pregou que em seus hospitais todo quarto precisa ter dois leitos para que seja viável financeiramente, não pode ter seu desejo atendido pois isto afetaria a imagem de seus negócios. Edward também está com câncer e, após ser operado, descobre que tem poucos meses de vida. O mesmo acontece com Carter, que decide escrever a “lista da bota”, algo que seu professor de filosofia na faculdade passou como trabalho muitas décadas atrás. A lista consiste em desejos que Carter deseja realizar antes de morrer. Ao tomar conhecimento dela Edward propõe que eles a realizem, o que faz com que ambos viagem pelo mundo para aproveitar seus últimos meses de vida.

O

“O Exótico Hotel Marigold” (2011)

A trama gira em torno de um grupo de idosos britânico que decide passar sua aposentadoria em um luxuoso resort na Índia e acabam descobrindo que a estrutura do lugar não é o que parecia no folheto. Aos poucos, eles acabam descobrindo alguns encantos inesperados do hotel, da cidade e das pessoas.

Red

“Red – Aposentados e Perigosos”

Frank Moses (Bruce Willis) é um ex-agente da CIA, hoje aposentado, que tenta levar uma vida normal. Ele está interessado por Sarah (Mary-Louise Parker), com quem volta e meia conversa ao telefone, apesar de ainda não conhecer pessoalmente. Um dia, a casa de Frank é atacada por agentes da CIA. Sem saber o que está acontecendo, ele deduz que logo perceberão sua ligação com Sarah e parte para protegê-la. Para entender o porquê de ter sido atacado, Frank precisará da ajuda de seus antigos companheiros Joe (Morgan Freeman), Marvin (John Malkovich) e Victoria (Helen Mirren), todos também aposentados.

Compartilhe:

1 / 8
1
05:57
15 memes imperdíveis sobre o governo Bolsonaro
Já ouviu falar em deep fake? A tecnologia usada para colocar o rosto de uma pessoa em outra em um …
2
05:57
Netflix: ‘Olhos que condenam’, quando a justiça não é cega
"Olhos que condenam" é uma minissérie com 4 episódios que conta a história real de um dos maiores e mais …
3
02:59
A origem dos filmes da Disney
No vídeo de hoje, a nossa correspondente Taty Leite, do Canal Vá Ler um Livro, conta sobre como os filmes …
4
01:17
Conheça as obras de Robert Mapplethorpe
O jornalista Gilberto Dimenstein foi ao museu Guggenheim, em Nova Iorque e comenta a carreira do fotógrafo Robert Mapplethorpe, que …
5
03:04
Netflix: comédia argentina fala sobre arte e amizade
O cinema argentino nos brinda com mais um grande filme, disponível agora na Netflix. “Minha obra-prima” é um filme para …
6
08:10
Netflix: 4 documentários imperdíveis para repensar a vida
A Netflix disponibiliza documentários sobre variados temas e então decidimos fazer uma seleção de quatro títulos que convidam o espectador …
7
20:37
Copa feminina: Boletim da Tia Paulinha – Episódio 5
Infelizmente, a Copa Feminina está chegando ao fim, assim como o Boletim da Tia Paulinha. No último episódio, relembramos os …
8
02:22
Saiu versão de ‘Dom Quixote’ com ilustrações de Salvador Dalí
A gente já falou por aqui sobre os desenhos de Cavalcanti para nosso clássico brasileiro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, …