Conta no Twitter intriga com previsões do futuro certeiras

O anúncio de gravidez de Beyoncé trouxe à luz uma conta no Twitter no mínimo curiosa. Chamada @beyoncefan666, ela teria previsto que a família da cantora americana iria crescer em breve:

Tradução: “Beyoncé está grávida. Ela me contou”.

tweet acima foi feito no dia 28 de janeiro. E teve outro de julho de 2016 falando a mesma coisa – inclusive especificando que o anúncio seria feito em fevereiro deste ano:

Tradução: “ok, a Beyoncé vai anunciar uma gravidez em fevereiro de 2017”

E não é que Beyoncé falou sobre a gravidez no dia 1º de fevereiro?

Uma foto publicada por Beyoncé (@beyonce) em

Isso foi suficiente para a conta viralizar. E para deixar todo mundo ainda mais surpreso, essa não foi a única previsão certeira feita nela. A pessoa por trás do @beyoncefan666 ainda teria previsto a saída do Reino Unido da União Europeia, a vitória de Donald Trump nas últimas eleições presidenciais americanas e o lançamento do novo álbum da Lady Gaga em outubro de 2016:

Tradução: “o Reino Unido votou para sair da União Europeia” (feito nove dias antes do resultado do referendo)
Tradução: “No referendo, 52% votam para sair [da União Europeia]” (feito um dia antes do resultado do referendo)
Tradução: “Infelizmente, Trump vai ser eleito presidente”
Tradução: “O novo álbum da Lady Gaga sai em outubro [de 2016]”
Vale lembrar que ao contrário do Facebook, o Twitter não permite que seus usuários editem os seus tweets, o que permitiria qualquer pessoa de reescrever posts antigos como se previssem o futuro. Ou seja: a @beyoncefan666 realmente escreveu todas essas notícias muito antes de elas acontecerem de fato.

Não é a primeira vez que uma conta no Twitter supostamente prevê o futuro. Como mostrou o The Guardian, pagar de vidente na rede social é fácil (e um tanto trabalhoso): basta chutar várias possibilidades antes do fato, e, então, apagar o que não se concretizou. No caso das eleições americanas, por exemplo, era só fazer alguns tweets falando que Trump ganharia e outros dizendo que Hillary Clinton é que seria a presidente em 2017 (estes últimos seriam deletados após a apuração dos votos).

E como ninguém veria esse truque? Simples: deixando a conta privada enquanto as “previsões” e todos os outros chutes eram postados. Após reunir um número considerável de acertos, era só limpar os erros e abrir os tweets para o modo público.

Parece que foi exatamente isso que aconteceu com a @beyoncefan666, pois se você reparar na data das interações com a conta, parece que todas começaram no dia 1º de fevereiro, quando Beyoncé anunciou que estava grávida.

Ou… Pode ser que a pessoa por trás dessa conta realmente seja vidente. Será?