Desde 1974, fotógrafa registra autorretratos a cada aniversário

Por: Catraca Livre

A fotógrafa norte-americana Lucy Hilmer passou os últimos 40 anos trazendo um novo significado poético à frase “Birthday Suit” (Roupa de Aniversário). Desde 1974, a artista registra um autorretrato vestindo nada além de um par de sapatos, meias e uma única peça íntima.

No ensaio, Lucy é retratada em topless, assumindo posições tão ambíguas quanto o olhar desesperador da mulher na meia-idade ou feliz quando olha para câmera com a filha segurando seus seios. Ao longo das imagens, ela cria uma história visual de sua própria vida cheia de vulnerabilidade, orgulho, mistério e revelações.

“Eu propus registrar uma foto vestindo minha “roupa de aniversário”, porque naquele tempo o ditado dizia que não se podia confiar em ninguém com mais de 30 anos. Em 1974, quando fiz 29,  percebi que iria imortalizar o ‘último’ ano bom que eu havia deixado”, disse em entrevista ao tabloide Huffington Post de como surgiu a ideia para o ensaio.

Lucy tirou várias fotos naquele dia, mas a que mais se destacou foi uma imagem em que estava vestindo apenas a roupa íntima, o tênis e a meia. “Eu reconheci mais essa pessoa (das série de imagens) do que a garota superficial posando nas outras fotos”, lembrou em entrevista ao tabloide. “Essa menina apenas de calcinha estava vulnerável– ela era eu”, acrescentou.

Assim, a cada aniversário, todo o dia 22 de abril, a artista utilizou o mesmo traje para os registrar momentos marcantes da sua vida, como o casamento, o nascimento e crescimento de sua filha. Seu próximo passo?  Um livro. Confira algumas imagens do “Birthday Suit”:

Via Huffington Post