É muito ruim que filme sobre cura gay não seja lançado no Brasil

"Boy Erased: Uma Verdade Anulada" não está pronto para terras tupiniquins, mas há outro filme sobre a mesma temática disponível para assistir online

Por: Redação | Comunicar erro

Num momento em que o Brasil passa por diversas acusações de homofobia e transfobia, nas ruas e nas redes sociais, e tem como um de seus prêmios “o país que mais mata LGBTs no mundo“, o não lançamento do filme “Boy Erased: Uma Verdade Anulada” torna-se algo decepcionante.

A produção da Universal Pictures, que conta com atuações de dois vencedores do Oscar, Nicole Kidman (“As Horas”) e Russell Crowe (“Gladiador”), aborda a temática da cura gay, um assunto importante para ser debatido em uma sociedade tão conservadora quanto a nossa.

boy erased cura gay
Crédito: reprodução/Universal Pictures“Boy Erased: Uma Verdade Anulada”, que fala sobre a polêmica “cura gay”, não terá exibição em telas brasileiras

Apesar de alguns internautas terem acusado a atitude de censura, a distribuidora afirma que é por motivos comerciais.

“Não houve censura alguma. A Universal Pictures não lançará ‘Boy Erased’ nos cinemas, única e exclusivamente, por uma questão comercial baseada no custo de campanha de lançamento versus estimativa de bilheteria nos cinemas. Acordo com nosso escritório regional”, afirmou em comunicado.

boy erased cura gay
Crédito: reprodução/Universal Pictures“Boy Erased: Uma Verdade Anulada”, que fala sobre a polêmica “cura gay”, não terá exibição em telas brasileiras

Apesar de esta não ser uma forma de censura, a partir do momento em que uma produtora presume que um filme tão progressista não vingaria no Brasil, é possível deduzir que o motivo seja o conservadorismo do povo brasileiro. Isso empobrece o debate sobre as questões das minorias, tão importante para uma sociedade dita democrática.

MAS HÁ OUTRA OPÇÃO

“Erased Boy” pode não vir ao Brasil, mas o leitor que estiver interessado pela temática tem a opção de ver “Orações para Bobby”, com a maravilhosa Sigourney Weaver (link do Vimeo com o filme completo, de graça e legendado ao final da publicação).

orações para bobby
Crédito: reprodução“Orações para Bobby”, de 2009, também explora a temática da cura gay e choca espectadores

No filme, Sigourney Weaver vive o papel de Mary Griffith, uma devota cristã que criou seus filhos com os ensinamentos conservadores da Igreja Presbiteriana. Um de seus filhos, o Bobby, vivido pelo ator Ryan Kelley, revela ao irmão mais velho que talvez seja gay, e isso causa uma grande revira-volta em sua vida.

Apesar de toda a família se adaptar à realidade de Bobby e passar a aceitá-lo conforme o tempo, Mary, a mãe, fica devastada, e procura orações e outras formas para deus possa mudar seu filho. Para que a mãe fique feliz, Bobby faz tudo o que ela pede, porém começa a ficar depressivo ao ver que sua realidade não muda, e decide sair de casa.

O resto você pode assistir abaixo ;)

Compartilhe:

1 / 8
1
04:35
O terrível Pennywise volta às telonas em setembro
“IT 2”, a continuação do remake da adaptação do clássico livro de terror de Stephen King, teve novo trailer divulgado …
2
01:41
Saiba mais sobre a Semana de Museus no Brasil
O dia 13 a 19 de maio rola a Semana de Museus no Brasil: Com 1.130 instituições participantes, a semana …
3
06:28
Netflix: Snowden e os segredos que abalaram o mundo
Você se lembra desse nome: Eduard Snowden? Em 2013, Snowden ficou famoso ao revelar ao mundo detalhes de programas secretos …
4
03:53
Longa metragem brasileiro retrata sobre suicídio na adolescência
Estreia no dia 9 de Maio o longa-metragem nacional “Dias Vazios”, filme baseado no romance 'Hoje está um dia morto' …
5
02:29
E.T – O Extraterrestre chega na Netflix
Você com certeza já viu aquela cena clássica de um E.T numa bicicleta sobrevoando o céu com uma grande lua …
6
05:52
Netflix: filmes para ser feliz
Aqui vão duas dicas de filmes para ajudar você a refletir sobre o sentido da vida e a felicidade. A primeira …
7
04:48
Filmes sobre Alzheimer para aprender mais sobre a doença
Alzheimer. Provavelmente você já ouviu falar nessa doença que conhecemos popularmente por um de seus sintomas iniciais - a perda de …
8
01:53
Netflix: 3ª temporada de Easy reflete sobre o amor atualmente
No dia 10 de maio estreia a terceira temporada de “Easy”, um seriado original Netflix, que traz os diferentes tipos …