Editor do SBT que morreu por coronavírus denunciou emissora por negligência
José Augusto Nascimento Silva alertou que apresentadora continuou trabalhando mesmo estando infectada
José Augusto Nascimento Silva, que trabalhava no SBT Rio, morreu na última segunda-feira, 13, de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O editor de imagens havia feito uma reclamação contra a emissora, acusando o canal de manter uma situação de insalubridade entre os funcionários, durante a pandemia.
No fim do mês de março, três semanas antes de sua morte, o profissional enviou áudios pelo WhatsApp dizendo que a emissora optou por manter trabalhando profissionais suspeitos de terem a covid-19. Uma dessas pessoas seria a apresentadora Isabele Benito, com quem teria se contagiado.
O SBT Rio, por sua vez, não teria dado a devida atenção a quem apresentou sintomas logo de início e os obrigou a trabalhar normalmente na sede enquanto não recebessem o diagnóstico com a confirmação da doença.
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
“Nenhum lugar no Rio de Janeiro tem mais casos suspeitos que no SBT. (…) Eu agora estou sob suspeita, inclusive com atestado de 14 dias que o doutor deu porque me calcei, sabe que não sou burro. Se tiver que processar essa turma eu vou processar. Acho de uma irresponsabilidade tremenda”, disse o editor, segundo o site Notícias da TV.
Em 21 de março, a apresentadora teria reportado aos superiores que seu marido, Marcelo Rios, estava com febre muito forte e foi ignorada. Isabele seguiu trabalhando normalmente na emissora.
Cinco dias depois, o marido da jornalista foi internado e a covid-19 foi confirmada. Ela também foi submetida ao teste, que comprovou que também estava infectada.
Aos 57 anos, José Augusto, por sua vez, foi internado no fim de março e passou cerca de duas semanas no hospital. Na última sexta-feira, 10, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e foi para a UTI, de onde não saiu mais. Sua morte foi confirmada na segunda-feira, 13.
Quais os cuidados para prevenir o novo coronavírus
Saiba o que fazer se estiver com suspeita de coronavírus
Coronavírus: saiba o que a OMS diz sobre o uso de máscaras
Como se proteger no ambiente de trabalho
Quais os sintomas e tudo o que se sabe até agora sobre o coronavírus
SUS lança app para fazer triagem virtual
Coronavírus: como se proteger no transporte público
Aplicativo avisa se você passou por alguém com coronavírus
Entenda a diferença entre quarentena e isolamento