Últimas notícias:

Loading...

‘Encontro’: Fátima Bernardes está de volta e se emociona com morte de amiga

Além da cirurgia de retirada de tumor no útero, ela teve que lidar que com a perda de uma grande amiga que teve complicações por causa da Covid-19

Por: Redação
Ouça este conteúdo

A apresentadora Fátima Bernardes voltou nesta segunda-feira, 4, para o “Encontro” após ficar afastada para realizar uma cirurgia de retirada de tumor no endométrio, face interna do útero.

'Encontro': Fátima Bernardes está de volta e se emociona com morte de amiga
Crédito: Reprodução/TV Globo‘Encontro’: Fátima Bernardes está de volta e se emociona com morte de amiga

A apresentadora falou detalhes sobre o momento delicado em sua vida. Ela disse que ainda não conseguiu parar para “refletir” sobre os aprendizados que teve com a doença, apesar de fazer cobranças a si mesma possíveis lições.

“Eu absorvi, mas é como se eu ainda não tivesse refletido muito bem sobre tudo que aconteceu. Desde a cirurgia, que graças a Deus deu tudo certo, eu fiquei pensando assim: ‘no que eu mudei?’. E eu ainda não encontrei a grande mudança”, contou Fátima.

“Eu sempre fui medrosa, então eu sempre fui cuidadosa com a saúde. Eu sempre me cuidei. Sempre fui ansiosa, continuo ansiosa. Eu fico tentando achar alguma transformação, mas talvez seja perceber que parar, contemplar, ficar um pouco à toa, também é uma forma de viver. Também é possível para trazer coisas boas”, refletiu ela.

A jornalista contou que retirou os pontos do procedimento no dia 23 de dezembro, elogiando ainda o acompanhamento com a ginecologista e o oncologista, com quem terá que fazer avaliações preventivas uma vez de três em três meses.

“Eu realmente me cuido, mas também tive muita sorte do olhar atento da minha médica, porque eu não tinha nenhum sintoma além do leve espessamento do endométrio. Vale a pena você investir e lutar pra ficar viva”, avaliou.

Ela também se emocionou ao contar sobre os cuidados que teve da família, afirmando que abrir sobre o diagnóstico para as pessoas próximas foi um dos momentos mais difíceis de sua jornada de recuperação.

“Eu tive essa enfermagem de luxo, que é as minhas filhas que estavam aqui. O meu filho estava fora, então deve ter sido mais difícil pra ele”, avaliou Fátima sobre a relação dos trigêmeos com a notícia, recebida enquanto Vinicius estava em Paris estudando.

“Túlio está comigo desde o início, desde que eu fui à médica dia 2, os meus pais também. Faz muita diferença, muita diferença você ter o olhar do ‘vai dar certo’, ‘já deu tudo certo’. Mas eu fico pensando que não deve ter sido fácil pra minha mãe. Minha irmã também teve câncer, então você fica imaginando como é pra uma mãe”, continuou Fátima.

“Não é fácil pra ninguém, claro, até para os amigos, achei que foi um dos momentos mais difíceis, contar para as pessoas que você ama tentando ser forte, isso é puxado. Tem horas que você dá uma baqueada, mas eu tive, nesse momento da baqueada, um total suporte”, concluiu ela, recebendo homenagens dos companheiros de programa André Curvello e Bráulio Bessa.

Morte da amiga

Muito tocada com as mensagens de apoio que recebeu, Fátima disse que não queria falar sobre um assunto em específico, a Covid-19, mas decidiu se pronunciar. A apresentadora revelou que perdeu uma pessoa próxima por causa da doença.

“Estou mais chorona. Não ia falar sobre isso, mas já que o Bráulio tocou no assunto recomeço, falo aqui da minha amiga, que morreu vítima de Covid. Assim como a morte dela e a de outras tantas pessoas com Covid, isso me angustiou demais. Quantas pessoas não terão essa chance de recomeçar. Isso é muito triste”, falou.

“Eu fiquei muito angustiada com todas as notícias da Covid (…) Uma pessoa querida que trabalhou comigo por 30 anos. Ela não andava de transporte público, como ela se contaminou a gente não sabe, ela era muito cuidadosa. Ela sempre chegava em casa muito cedo e ela fazia questão de fazer um cafe antes de sair. E hoje fez muita falta essa café. Uma pessoa convive com você há 30 anos, que teve uma doença, mas foi curada, não tinha outros problemas, e chegar essa doença assim… ela ficou 1 mês internada”, desabafou Fátima chorando muito.

Assista ao vídeo

Compartilhe: