Engenheira norte-americana cria campanha contra sexismo

11/08/2015 13:18 / Atualizado em 22/03/2017 11:32

Na área de tecnologia, o número de mulheres nas principais empresas do setor é baixo, mostrando que o sexismo ainda é muito presente no cotidiano dessas profissionais. Pensando nisso, a empresa ‘OneLogin’, do Vale do Silício, na Califórnia, EUA, decidiu colocar uma integrante feminina de sua equipe para estrelar um anúncio de uma vaga de emprego. A imagem, no entanto, causou polêmica nas rede sociais.

A engenheira de plataformas da empresa, Isis Wenger, aparecia no anúncio ao lado de um texto em que dizia fazer parte de uma equipe esperta, criativa e hilária. A imagem gerou uma série de comentários sobre a beleza da profissional, como afirmando que ela não tinha o visual de uma engenheira e que se o intuito era atrair mais funcionárias mulheres, a companhia “deveria ter escolhido uma foto com um sorriso amistoso em vez de sexy”.

Com o impacto da campanha, a engenheira criou uma página na web para debater sobre sexismo (Foto: Reprodução)
Com o impacto da campanha, a engenheira criou uma página na web para debater sobre sexismo (Foto: Reprodução)

Após os comentários, Isis publicou um texto no Medium questionando as frases dos internautas e uma foto segurando um cartaz com a hashtag #ILookLikeAnEngineer (“eu pareço com uma engenheira”). A atitude da profissional inspirou uma campanha nas redes sociais na qual várias mulheres compartilharam fotos declarando seus cargos em empresas de engenharia.

Devido ao impacto da campanha, a engenheira criou a página ‘Ilooklikeanengineer‘ para debater sobre o sexismo e e a diversidade na tecnologia.