Ensaio mostra performance de bailarinos ‘plus size’

Por: Catraca Livre

As fotografias magníficas da artista e ativista Kelli Jean Drinkwater desafiam todo e qualquer padrão de “corpo ideal” imposto pela sociedade. “Como artista e mulher de tamanho minha criatividade e meu corpo político são inseparáveis”, disse Drinkwater em entrevista ao portal de notícias The Huffington Post.

Há anos a artista faz uso da arte para desafiar representações limitadas de corpos que são maiores.

No projeto “Nothing to Lose” (Nada a perder, em tradução livre), a artista reuniu-se com a coreógrafa de dança contemporânea Kate Champion para registrar performances de bailarinos de corpos grandes – como elas próprias definem. O objetivo do ensaio é mostrar a força e o potencial dos dançarinos “plus size”.

A companhia de dança de Champion fez uma chamada para saber se seus bailarinos gostariam de participar do projeto. O interesse e a alta procura dos dançarinos só reafirmou às artistas a importância desse projeto.

“O interesse de Champion no potencial coreográfico de corpos que são grandes é, creio eu, a única maneira de alcançar esse assunto com autenticidade e respeito”, disse a fotógrafa.

“Nosso objetivo é proporcionar um espaço onde o público seja capaz de investigar a complexidade da vida desses artistas e as relações com seus corpos. O ensaio poderá informar ao público ideias sobre o tamanho do corpo e desafiar quaisquer preconceitos que eles possam ter”, conclui.

Para mostrar as belas imperfeições do corpo humano,  as fotos foram tiradas com os corpos dos bailarinos bem expostos, vestindo lingerie e roupas de banho. Veja:

Veja abaixo uma entrevista com as criadoras do ensaio: