Últimas notícias:

Loading...

Entenda os riscos do ‘Desafio Euphoria’ que preocupa pais e professores

Vídeos de estudantes simulando que estão inalando cocaína começaram a circular pelas redes sociais

Por: Redação

Um desafio que vem viralizado no TikTok entre adolescentes está preocupando pais, médicos e professores. Intitulado como “Desafio Euphoria”, em referência à série da HBO, a tendência consiste em raspar pó de corretivo e inalar, para simular o uso de cocaína.

'Desafio Euphoria' preocupa pais e professores; Entenda os riscos
Crédito: Reprodução/HBO Max‘Desafio Euphoria’ preocupa pais e professores; Entenda os riscos

Vídeos de alunos realizando o desafio são facilmente encontrados em distintas redes sociais, porém são mais comuns no próprio TikTok. A maioria dos vídeos são filmados durante intervalos ou nos banheiros das escolas, no entanto, existem até vídeos gravados dentro de salas de aula.

Segundo médicos entrevistados pelo G1, a inalação de corretivo pode causar danos às mucosas e agravar casos de doenças inflamatórias das vias aéreas, como rinite e sinusite. Também existe o risco de algum tipo de intoxicação pelo produto.

O desafio tem sido muito criticado por autoridades da educação, levando a suspensões, expulsões e até a solicitação da presença de policiais nas instituições de ensino. Até o momento, foram registrados casos de punições em São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Alguns desses casos foram descritos nas redes sociais por estudante que presenciaram seus colegas sendo suspensos ou expulsos. Algumas escolas também comunicaram sobre o desafio e pediram aos pais para ficarem de olho nos celulares de seus filhos e no que eles estão publicando nas redes sociais.

“Fiquem atentos aos celulares e conteúdos que os filhos têm acesso na internet. Estamos de olho em nossos alunos, caso ocorra dentro de nossa unidade os pais ou responsáveis serão chamados na escola”, escreveu a direção da escola Comendador Guilherme Giorgi, na Zona Leste de São Paulo.

Apesar da faixa etária ser 18+ e a transmissão acontecer em um canal de TV fechada, a série Euphoria, que deu inspiração ao desafio, tem feito muito sucesso entre os jovens.

Compartilhe:

?>