CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Ex-goleiro do Palmeiras, Marcos assiste BBB20 e faz piadas machistas

Não satisfeito, o ex-atleta debochou da luta feminista, não uma, mas duas vezes

Por: Redação

O ex-goleiro do Palmeira, Marcos debochou do feminismo enquanto assistia o Big Brother Brasil (BBB20), na noite de ontem, 3, e usou seu perfil no Instagram para fazer piadas machistas. Não satisfeito, o ex-atleta ironizou a luta feminista, não uma, mas duas vezes e foi criticado por seguidores.

bbb20 marcos palmeiras machismo
Crédito: Reprodução/InstagramEx-goleiro do Palmeiras, Marcos assiste BBB20 e faz piadas machistas

“Pronto, agora estou assistindo ao Big Brother. Cada dia aprendo mais do nosso mundo atual. Segundo participantes do BBB, e feminismo: as mulheres têm sempre razão! Machismo: você discordar!”, postou o ex-goleiro conhecido como Marcão. “Que comece o mimimi”, afirmou o ex-atleta.

View this post on Instagram

Que comece o mimimi! 😂

A post shared by MARCOS (@marcosgoleiro_12) on

O post foi criticado por seguidores. Alguns tentaram explicar a importância do feminismo, mas Marcos não deu bola e seguiu com suas piadas machistas.

“Marcão, não devemos dar pitaco na luta delas, apenas respeitar… Quantos casos de violência doméstica matam mulheres no Brasil? Quantas mulheres são estupradas por dia? Os números são assustadores. Poderia ser minha mãe ou a sua filha, infelizmente… Não somos nós, homens, que sofremos com isso, muito pelo contrário, os homens são os agressores em todos os casos… Por isso, nossa opinião sobre o assunto é irrelevante, como homem branco, querer explicar racismo a um negro, ou um hétero querer explicar homofobia a um gay. Nos cabe apenas respeitar a luta de quem realmente sofre na pele. Abraço”, escreveu um seguidor.

“Deixando de seguir um ídolo. No futebol, foi maravilhoso e ficará na história e com carinho. Fora, um cara sem empatia, principalmente a temas tão necessários. Feminismo não é estar a frente dos homens, é uma luta para que, justamente, tenhamos dignidade para não sermos diminuídas só por sermos mulheres. Quando se reduz o discurso e a luta feminista a ‘mimimi’, reforça ou a ignorância (desconhecimento) de quem fala sobre a luta das mulheres ou o machista que está escondido atrás de ‘tenho mãe, esposa, filha e trato elas com respeito'”, escreveu outro.

“Putz Marcão… Você é um cara que eu admiro muito, fazer piada com esse tipo de situação é f***. Decepciona… Acho válido a discussão, mas fazer piada assim é bem dolorido”, desabafou uma seguidora.

Depois da repercussão do primeiro post, Marcos fez uma nova publicação dando a entender que os números de sua rede social serviriam de validação para sua opinião e que portanto ele teria razão.

O ex-goleiro mostrou o número de seguidores que teria ganho após as declarações machistas. Marcos ganhou 12.258 seguidores e perdeu 2.557. Na legenda do post, o ídolo do Palmeiras fez mais piadas machistas. “Substituição no Instagram do Marcão: saem Gleises Hoffmans, entram Princesas Isabeis! Filtrado com sucesso”, escreveu.

O que machismo?

O machismo é o preconceito que se opõe à igualdade de direitos entre os gêneros, favorecendo o gênero masculino em detrimento ao feminino. Em bom português: é toda a opressão sofrida por mulheres e produzida por homens.

Por exemplo, uma pessoa machista é quem acredita a mulher não deve se portar e ter os mesmo direitos de um homem ou que julga a mulher como é inferior ao homem em aspectos físicos, intelectuais e sociais.

O pensamento machista é totalmente cultural e pode vir de todo canto da sociedade, independente da classe social, posição política, religião ou família.

Por ter sido tratado como algo normal por muito tempo, há apenas algumas décadas esse comportamento é problematizado, especialmente pelos movimentos feministas, que lutam pela igualdade de gênero.

E mesmo com o avanço da luta feminista, não é todo mundo que concorda que o machismo deve ser combatido. Isso faz com que, mesmo com os esforços feministas, ele ainda esteja presente em tantos ambientes.

É importante lutar contra o machismo porque…

  • – Das 500 maiores empresas do mundo, menos de 5% possuem CEO’s mulheres;
  • – As mulheres realizam 6 vezes mais os afazeres domésticos do que os homens;
  • – 62% dos homens acreditam que é dever deles sustentar a família;
  • – 51% das mulheres concordam com os homens acima;
  • – 1 em cada 3 mulheres sofre algum tipo de violência doméstica ao longo de sua vida;
  • – A cada 2 segundos, uma garota menor de idade é forçada a se casar;
  • – 1/3 dos países não entende violência doméstica como crime;
  • – Mais de 200 milhões de garotas e mulheres foram obrigadas a passar por mutilação genital;
  • – 87 mil mulheres foram vítimas de feminicídio em 2017 no mundo;
  • – 58% delas foram assassinadas por conhecidos ou familiares;
  • – Acontece 6 feminicídios por hora em todo o planeta;
  • – No Brasil, 1200 mulheres foram vítimas de feminicídio em 2018;
  • – Isso é 4% a mais do que em 2017.

Acompanhe a página especial do BBB20 na Catraca Livre e fique por dentro de tudo que rola na casa mais vigiada do Brasil!

1
Aprenda a fazer uma videochamada no WhatsApp
O distanciamento social que parte da população está fazendo as pessoas conversarem cada vez mais pelo celular. Chega mais que …
2
Jogos Olímpicos de Tóquio são adiados por conta do coronavírus
Os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados por conta da pandemia de coronavírus. A decisão foi anunciada nesta terça-feira, 24, …
3
Coronavírus: serviços disponíveis para melhorar seus dias em casa
As TVs por assinatura e os serviços de streaming flexibilizaram seus pacotes e ampliaram a programação disponível para jovens, crianças …
4
Babu no BBB20: Precisamos falar sobre racismo
Os inúmeros episódios de racismo sofridos por Babu no BBB 20 estão dando o que falar. Segue com a gente …
5
Ronaldinho Gaúcho e a polêmica do passaporte falso no Paraguai
Dizer que Ronaldinho Gaúcho é o rei do rolê aleatório gera um total de zero novidades. Mas o bruxo resolveu …
6
Assédio de Pyong ganha destaque em paredão com Guilherme e Gizelly
Não faltou polêmica no paredão entre Guilherme, Pyong e Gizelly no Big Brother Brasil 20.Isso porque o paredão desta terça-feira, …
7
A eterna campanha para desqualificar ‘Democracia em Vertigem’
A menos de uma semana do Oscar, o documentário “Democracia em Vertigem” volta a ser alvo de ataques. Desta vez, …
8
Democracia em Vertigem é indicado ao Oscar; confira outros finalistas
Finalmente foi divulgada a lista dos finalistas ao Oscar 2020 e uma das grandes surpresas para nós brasileiros foi a …