Fábio Assunção é atacado por defender campanha contra machismo

Internauta ‘esfregou podres’ na cara do ator

Fábio Assunção
Créditos: Reprodução/Instagram
Fábio Assunção

Fábio Assunção foi surpreendido por uma crítica de um internauta que o detonou por apoiar uma campanha contra machismo na Copa do Mundo, na última terça-feira, 19.

Tudo começou depois que o ator de “Onde Nascem os Fortes”, da TV Globo, repostou um vídeo que está circulando na internet de um grupo de brasileiros desrespeitando uma russa e incitando a cultura machista.

A legenda do post, replicado da atriz Bruna Linzmeyer, dizia: “Não é engraçado. É machismo. É vergonha. Muita vergonha. Machismo na Copa [do Mundo], não passarão”.

Entretanto, um seguidor do artista ironizou o fato de Assunção – envolvido em polêmicas relacionadas ao uso de drogas – levantar a bandeira da causa, dando a entender que ele não poderia sair em defesa das mulheres pelos episódios de seu passado não muito distante.

“Está de sacanagem, né? Fábio Assunção, a última pessoa a querer dar lição de moral/criticar o ato de alguém. Piada pronta”, disparou o internauta.

O ator, por sua vez, se defendeu: “Quero te dizer que eu tenho sim meus problemas e estou cuidando deles. Nunca deixei de buscar ajuda ou algum tratamento, mas nossos processos de vida são diferentes e não são fáceis. Mas eu tenho meus posicionamentos políticos, e tenho o direito de expressá-los. Este post é na verdade um repost de uma atriz que respeito e apenas postei para oferecer este espaço às meninas, afinal não estaria em meu lugar de fala se emitisse opinião sobre isso. Você, que pelo nome parece ser do sexo masculino, deveria apenas escutá-las e respeita-las ao invés de desqualificar todas as pessoas que estão aqui de forma aberta e conversando sobre um tema de extrema relevância na nossa sociedade”.

Após o desabafo de Assunção, diversos fãs saíram em defesa dele. Uma das admiradoras de Fábio, inclusive, escreveu: “Ele perdeu a oportunidade de ficar calado. Você mandou bem, Fábio”.

View this post on Instagram

#Repost @brunalinzmeyer Não é engraçado. É machismo. Misoginia. E vergonha. Muita vergonha. #MachismoNaCopa #NãoPassarão

A post shared by Fabio Assunção (@fabioassuncaooficial) on

Entenda o caso

No último sábado, 16, um vídeo postado nas redes sociais revoltou internautas e causou nojo em muitas mulheres brasileiras.

Isso porque um grupo de homens brasileiros que foi à Rússia acompanhar a Copa do Mundo 2018 gravou uma situação machista. Em volta de uma mulher loira, provavelmente russa, os brasucas cantam: “Buceta rosa, buceta rosa, essa é bem rosinha, essa é bem rosinha”, e ainda insistem para que a gringa tente repetir as mesmas palavras. Confira os detalhes AQUI.

O autor do post no Facebook, que já conta com mais de 13 mil compartilhamentos, diz sentir-se envergonhado e, antecipadamente, pede desculpas. “Peço encarecidamente desculpas a todas as mulheres que eventualmente vão assistir esses vídeos (que me deixaram envergonhado), mas sinto que devo aproveitar a deixa e falar um pouco do que eu sinto sobre machismo no Brasil”.

Depois de o vídeo viralizar, outras gravações com o mesmo teor agressivo vieram à tona. Em um destes vídeos, aliás, o público identificou Felipe Wilson como um funcionário da companhia aérea Latam.

Após investigação, a empresa confirmou a demissão do rapaz, que atuava como supervisor no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Leia também: