Filmes fora do comum para ver na Netflix, Amazon Prime e Telecine

Você já conseguiu sair do trivial e explorar o que há de mais diferente nas plataformas de streaming? Vamos te ajudar nessa. Confira:

Por: Redação

As plataformas de streaming disponibilizam um infindável catálogo de filmes e séries para a gente assistir, mas você já conseguiu sair do trivial e explorar o que há de mais diferente nelas para pensar fora da caixa? Difícil né, são tantas opções. Para te ajudar, trazemos essa seleção dos filmes fora do comum para ver na Netflix, Amazon Prime Video e Telecine Play, feita pelo crítico cinematográfico, Gabriel Fabri, autor do livro Fora do Comum – Os Melhores Filmes Estranhos. 

netflix amazon prime telecine filmes
Crédito: Montagem - ReproduçãoFilmes fora do comum para ver na Netflix, Amazon Prime e Telecine

NETFLIX

Raw

netflix amazon prime telecine filmes
Crédito: DivulgaçãoFilmes fora do comum para ver na Netflix: Raw

Uma garota acaba de entrar na faculdade de veterinária e logo é coagida a comer um rim de coelho para ser aceita entre os veteranos – entre eles, está a sua própria irmã mais velha. O detalhe: a garota é vegetariana e não tarda a ter reações alérgicas após engolir o pedaço de carne. Essa é a premissa do filme francês Raw (Grave), escrito e dirigido por Julia Ducournau. O longa-metragem, cuja diretora foi celebrada no Festival de Cannes com o FIPRESCI Prize e indicada ao César, provocou desmaios quando exibido no Festival de Toronto, e é uma boa pedida fora do comum na Netflix.

As Vozes

netflix amazon prime telecine filmes
Crédito: ReproduçãoFilmes fora do comum para ver na Netflix: As Vozes

Mais conhecida pela história em quadrinhos Persépolis, a romancista e cineasta iraniana Marjane Satrapi, que assinou também a versão para os cinemas de sua HQ, surpreende com essa comédia sobre um sujeito solitário que se torna um serial killer. Primeiro filme da diretora em Hollywood, As Vozes proporciona um mergulho na loucura e solidão de seu protagonista, interpretado por Ryan Reynolds.

Peles

netflix amazon prime telecine filmes
Crédito: ReproduçãoFilmes fora do comum para ver na Netflix: Peles

Um dos primeiros filmes de David Lynch, O Homem Elefante retrata a história dura de um homem exposto diariamente a humilhações devido à sua aparência, uma deformidade em seu rosto. A lembrança desse melodrama é inevitável ao assistir a Peles, longa-metragem de Eduardo Casanova que fez sua estreia no Festival de Berlim.

A produção espanhola entrelaça diversas histórias de pessoas cujas aparências são, digamos, peculiares. Pessoas com rostos deformados, como a pele caída ou, simplesmente, olhos faltando (em seu lugar, diamantes rosas), estão entre os personagens, que incluem também um garoto que não aceita as próprias pernas e deseja amputá-las (só assim, sendo como uma sereia, ele seria feliz). Certamente, uma das opções mais fora do comum na Netflix.

Personal Shopper

netflix amazon prime telecine filmes
Crédito: ReproduçãoFilmes fora do comum para ver na Netflix: Personal Shopper

Após a bem-sucedida parceria com Olivier Assayas em Acima das Nuvens, filme pelo qual ganhou o César de Melhor Atriz Coadjuvante, Kristen Stewart volta a trabalhar com o cineasta francês. Exibido no Festival de Cannes, de onde saiu com o prêmio de Melhor Diretor (apesar das vaias na sessão para imprensa), Personal Shopper é um instigante filme que deixa várias pontas soltas e que parece buscar frustrar deliberadamente o espectador – como frustra a sua própria protagonista.

A sinopse é, no mínimo, peculiar. Maureen (Stewart) é uma jovem que leva uma vida entediante fazendo compras em shoppings para a sua chefe rica e sempre ausente. Com a morte do seu irmão gêmeo, cuja anomalia cardíaca era semelhante à dela, Maureen aguarda um sinal dele do além. Ambos fizeram uma promessa na qual, quem morresse primeiro, se comunicaria com o outro de alguma forma.

Amazon Prime Video

O Segredo da Cabana

netflix amazon prime telecine filmes
Crédito: DivulgaçãoFilmes fora do comum para ver na Amazon Prime Video: O Segredo da Cabana

Mais do que satirizar produções ambientadas nesse espaço, O Segredo da Cabana tem como intuito homenagear, através do humor e da criatividade, os filmes de terror. Essa brincadeira é feita ao mesmo tempo em que o filme cutuca a ideia de reality show, ao qual assistimos, passivamente, ao sofrimento alheio por mero entretenimento e observamos as escolhas dos participantes em situações de estresse. Aqui, os participantes não concorrem a um prêmio, e, se forem eliminados, morrem para valer.

Divertido, O Segredo da Cabana deve agradar quem busca um “terrir” convencional em uma cabana até o seu clímax, quando o filme se transforma em outro, mais maluco, e aposta na ação e na aventura. O roteiro, escrito em apenas três dias, é assinado pelo diretor estreante Drew Goddard (de Maus Momentos no Hotel Royale) e também por Joss Whedon, criador da série Buffy – A Caça Vampiros, que viria a trabalhar novamente com Hemsworth nos dois primeiros Vingadores.

O Sacrifício do Cervo Sagrado

netflix amazon prime telecine filmes
Crédito: ReproduçãoFilmes fora do comum para ver na Amazon Prime Video: O Sacrifício do Cervo Sagrado

Repetindo a parceria com Colin Farrell vista em O Lagosta, o grego Yorgos Lanthimos surpreende, mais uma vez, em O Sacrifício do Cervo Sagrado, cujo título faz referência à tragédia grega de Ifigênia em Áulis. O drama, que aos poucos vai se transformando em um conto de horror, retrata a rotina familiar de um cirurgião cardíaco de renome, Steven (Farrell), e foi celebrado com o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes. No elenco de O Sacrifício do Cervo Sagrado está também a atriz Nicole Kidman.

Midsommar – O Mal Não Espera a Noite

netflix amazon prime telecine filmes
Crédito: ReproduçãoFilmes fora do comum para ver na Amazon Prime Video: Midsommer – O Mal Não Espera a Noite

Responsável por um dos filmes de terror mais comentados dos últimos anos, o surpreendente Hereditário, o cineasta norte-americano Ari Aster tornou-se um nome para se ficar atento. Por isso, o seu novo Midsommar – O Mal Não Espera a Noite chegou cercado por expectativas, que devem ser frustradas para quem espera algo mais convencional, com sustos fáceis: Aster eleva o horror para um nível mais sutil, explorando as bizarrices de uma comemoração fictícia de um solstício de verão em um remoto vilarejo sueco. Midsommar conta a história de um grupo de amigos, estudantes de antropologia, que resolvem viajar para um vilarejo a fim de usar drogas e transar e, no tempo restante, acompanhar o ritual de solstício. O ritual, entretanto, é definitivamente uma opção “fora do comum” na Amazon Prime Video.

O Expresso do Amanhã

netflix amazon prime telecine filmes
Crédito: DivulgaçãoFilmes fora do comum para ver na Amazon Prime Video: O Expresso do Amanhã

Antes de Parasita, Bong Joon Ho já havia trazido uma carga política forte e uma discussão sobre luta de classes à distopia O Expresso do Amanhã, primeiro longa-metragem do diretor em língua inglesa. Baseado na HQ francesa O Perfuraneve, o filme tem uma premissa fora do comum : a existência de um ecossistema onde a desigualdade social é visível através de barreiras físicas, no caso, os diferentes vagões de um trem em movimento. O Expresso do Amanhã inspirou a série de mesmo nome recém-chegada à Netflix.

Telecine

Crash – Estranhos Prazeres

netflix amazon prime telecine filmes
Crédito: ReproduçãoFilmes fora do comum para ver no Telecine Play: Cash – Estranhos Prazeres

Baseado no livro Crash, de J.G. Ballard, o filme de David Cronenberg conta a história de um casal que tem prazer em transar em lugares públicos. Entretanto, quando James (James Spader) sofre um acidente de carro, seu relacionamento com Hellen (Holly Hunter) ganha novos contornos: os dois passam a ter uma fantasia “fora do comum” com acidentes automobilísticos e também com uma outra vítima da batida, Catherine (Deborah Kara Unger). Eles então conhecem Vaughan (Elias Koteas), um sujeito fascinado por automóveis, que recria clandestinamente acidentes de pessoas famosas. Crash certamente é uma pedida ousada no Telecine.

Dente Canino

netflix amazon prime telecine filmes
Crédito: ReproduçãoFilmes fora do comum para ver no Telecine Play: Dente Canino

Um jovem de vinte e poucos anos olha para baixo, no jardim de sua casa, e grita: “Mamãe, encontrei dois zumbis”. Para ele, zumbi é uma pequena flor amarela, assim como “xoxota” significa uma “lâmpada gigante”. É confinado nesse ambiente de realidade distorcida, na qual sequer as palavras são verdadeiras, que ele vive trancado com mais duas irmãs e os pais em Dente Canino, longa-metragem grego que retrata, de maneira hiperbólica e fora do comum, a tendência dos pais a superproteger os filhos.

O longa-metragem, vencedor da mostra Um Certo Olhar no Festival de Cannes, foi a primeira obra de Yorgos Lanthimos (A Favorita, O Lagosta) a ganhar maior repercussão, sendo indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Dente Canino choca ao retratar essa família completamente disfuncional, com regras e mitologias próprias, fruto de uma educação domiciliar autoritária e excêntrica.

Quero Ser John Malkovich

netflix amazon prime telecine filmes
Crédito: ReproduçãoFilmes fora do comum para ver no Telecine Play: Quero Ser John Malkovich

O roteiro, escrito por Charlie Kaufman (que depois viria a vencer o Oscar por Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças), conta a história de um artista fracassado, Craig (John Cusack), que não consegue se sustentar com o seu teatro de marionetes. Sua esposa, a veterinária Lotte (Cameron Diaz), o pressiona por alternativas de renda. Ele, então, responde a um anúncio de jornal para trabalhar arquivando papéis, mas o que parecia ser um emprego medíocre e sem graça se torna a experiência mais insana de sua vida., quando descobre um portal que o leva direto para a cabeça de John Malkovich. Uma das opções mais fora do comum no Telecine.

Gritos e Sussurros

netflix amazon prime telecine filmes
Crédito: ReproduçãoFilmes fora do comum para ver no Telecine Play: Gritos e Sussurros

Um dos mais impressionantes e visualmente marcantes filmes do cineasta sueco Ingmar Bergman, Gritos e Sussurros é uma obra poética e desafiadora. São quatro mulheres, três irmãs e uma empregada, confinadas em uma casa, assistindo passivamente aos últimos dias de Agnes (Harriet Andersson), de cama. As paredes são vermelhas como o sangue, cor que, para o diretor, representavam o interior da alma humana. Quando criança, Bergman imaginava a alma como um dragão azul, e dentro dele, tudo era vermelho. Certamente um dos filmes mais “fora do comum” do cineasta sueco.

Crédito: Beatriz FabriReleitura de Possessão Poster, filme de Andrzej Żuławski, assinada por Beatriz Fabri para a capa de Fora do Comum – Os Melhores Filmes Estranhos, de Gabriel Fabri

Sobre o livro: Fora do Comum – Os melhores filmes estranhos

O livro Fora do Comum – Os Melhores Filmes Estranhos traz uma coletânea com textos sobre alguns dos filmes mais originais, criativos e diferentes da história. Ao destacar obras de diretores consagrados como Darren Aronofsky, David Cronenberg, David Lynch, Lars von Trier, Tim Burton e Yorgos Lanthimos, de novos talentos como Taika Waititi e os brasileiros Juliana Rojas e Marco Dutra, o livro busca filmes que “pensam fora da caixa”, como diz a expressão em inglês que indica criatividade. Leia mais sobre filmes e séries fora do comum no livro de Gabriel Fabri, clique aqui.

Compartilhe: