Fotógrafo de moda é criticado por ensaio inspirado em refugiados

Um ensaio de moda criado pelo fotógrafo húngaro Norbert Baksa tem causado polêmica ao usar como “inspiração” a crise migratória dos refugiados. A série, batizada de “Der Migrant” (“O migrante”, em alemão), recebeu inúmeras críticas na internet, principalmente por tratar com glamour um grave problema social. As informações são do ‘G1‘.

Nas fotos, uma modelo aparece em frente a uma cerca de arame farpado vestindo roupas de marca, com lenço no cabelo e usando celular com capa da marca Chanel. Em outras imagens, a mulher é “presa” por um policial e também registrada com parte dos seios à mostra.

O ensaio causou polêmica ao se inspirar na situação de refugiados

O ensaio foi chamado de “oportunista”, “doentio” e “ofensivo” por usuários das redes sociais. O fotógrafo enviou uma mensagem ao portal ‘G1’ explicando que os críticos não entenderam a mensagem das fotos e estão “tirando conclusões baseadas em informações parciais e tendenciosas”. Veja aqui a mensagem enviada por Norbert ao site.

As fotos foram publicadas somente nas contas do Twitter e do Instagram do fotógrafo, mas ele afirma ter recebido convites de publicações de diversos países interessadas no ensaio.

Veja mais: