Geraldo Luís leva ao palco do programa bebê fumante da Indonésia
Menino e os pais foram trazidos ao Brasil para participar do programa da Record TV e realizar exames
Na tarde deste domingo, 30, o programa Domingo Show, do apresentador Geraldo Luís, levou ao palco o menino que ficou conhecido em todo o mundo como o bebê fumante da Indonésia. Há 10 anos, vários canais de TV mostraram o vício de Ardi Rizal, que começou a fumar com apenas 1 ano de idade.
Em uma matéria exclusiva, o programa da Record TV viajou até o vilarejo de Sumatra, onde o menino mora, na Indonésia, para mostrar como estava a vida dele. A produção do dominical resolveu investir mais na história e trouxe Ardi e os pais ao Brasil para participar da atração.
No programa ao vivo, ao lado de um médico, Geraldo Luís apresentou resultados de um exame que mediu a função pulmonar do garoto, que hoje está com 11 anos.
- Câncer de pulmão em não fumantes: 12 sintomas para se atentar
- Esse é o tempo que ex-fumantes levam para recuperar a saúde após largar o cigarro
- Ator Pedro Paulo Rangel é intubado em hospital do Rio
- DPOC: a doença que deixou o ator Pedro Paulo Rangel internado
DPOC: DOENÇA CAUSADA POR CIGARRO CAUSA 1 MORTE A CADA 10 SEGUNDOS
Apesar de ter fumado por durante 4 anos e seis meses, os resultados mostraram que o pulmão do menino estava com a função perfeita, sem nenhum tumor, asma ou qualquer outra anormalidade.
Acredita-se que, em pouco mais de 4 anos, o menino tenha fumado uma média de 47 mil cigarros.
Bebê fumante da Indonésia chocou o mundo
As imagens do menino fumando com cerca de dois anos de idade correu o mundo em 2010. De acordo com a família, o primeiro cigarro foi apresentado a Ardi pelo pai dele. Um ano depois, ele já fumava uma média de 40 cigarros por dia.
O caso chamou muita atenção e o governo do país lançou uma campanha para enfrentar o problema, que descobriram ser comum em pequenas aldeias.
Após dois anos de tratamento de reabilitação especializado, o menino largou o vício, mas acabou desenvolvendo uma compulsão por comida. O garoto passou a comer muitos alimentos gordurosos e chegava a consumir três latas de leite condensado por dia. Com apenas 5 anos, ele pesava 24kg.
Hoje, após reeducação alimentar, o garoto está vivendo uma rotina com idas à escola, faz refeições balanceadas e segue longe do vício da nicotina.