Globo proíbe memes de seus programas nas redes sociais

Emissora carioca passou a notificar e suspender perfis no Twitter

Por: Redação
globo proíbe meme nazaré confusa
Meme da Nazaré Confusa

A Globo vai acabar com a ‘farra’ dos memes nas redes sociais. O motivo? A emissora carioca teria proibido o uso de frames e gifs criados com cenas de novelas do canal ou atores e jornalistas da casa.

Na última quarta-feira, 20, por exemplo, alguns usuários do Twitter postaram frames de programas da Globo e foram notificados por cometer uma infração às leis de direitos autorais (copyright). Já outros tiveram seus perfis suspensos.

Segundo o colunista Nilson Xavier, do “Uol”, uma das contas afetadas com a nova ordem foi a @RealitySocial, que conta com mais de 140 mil seguidores, e tem como principal foco de abordagem a repercussão das cenas mais impactantes das novelas da emissora.

Com isso, os internautas que acompanham a programação do canal comentando nas redes sociais em tempo real poderá perder o hábito por não conseguir ilustrar a cena em questão.

Para quem não sabe como a dinâmica acontece de fato, a gente explica: digamos que esteja rolando uma sequência emblemática no último capítulo de uma novela de horário nobre. O espectador que quiser compartilhar sua opinião sobre a cena com um amigo por meio do Twitter, captura um frame da trama e dá o seu veredicto, na maioria das vezes, de forma bem humorada, para se aproximar de quem mais está acompanhando o folhetim.

globo proíbe meme tu ta metida com droga morena
Meme criado na novela “Salve Jorge”, de 2013

Porém, agora com a nova regra, o internauta poderá continuar comentando sobre a novela, no entanto, não terá imagens para ilustrar aquele momento, tampouco transformá-lo em um viral, como aconteceu com os sucessos de “Nazaré Confusa”, “Tu tá metida com droga, Morena?”, “A Morena tá viva”, e Glória Maria depois de fumar um baseado no “Globo Repórter”.

globo proíbe meme gloria maria no globo reporter
Meme de Glória Maria no “Globo Repórter”

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a emissora proíbe uma interação do público com sua programação. Desde 2017, a Globo passou a remover do Youtube todos os vídeos de seus programas, deixando disponíveis apenas os que ela mesma posta em seu canal.

Ainda de acordo com a publicação, o canal ainda não se manifestou sobre a nova medida.

O que você achou da decisão da Globo de proibir memes de seus programas?

Leia também:

Compartilhe: