Holandesa usa Photoshop para simular viagem de cinco semanas

Por: Catraca Livre

Para os amigos e família da holandesa Zilla van den Born, a estudante de design gráfico, estava curtindo férias exóticas de cinco semanas no sudeste asiático, visitando lugares paradisíacos, como a Tailândia e a Cambodia. Nas imagens que postava em seu perfil no Facebook, o período de descanso não podia parecer melhor: refeições em restaurantes típicos tailandeses, vista a templos budistas e mergulho em águas cristalinas.

Entretanto, o diferente dessa história é que ninguém sabia que a moça sequer chegou a sair de sua casa em Amsterdã, lugar em que criava montagens no Photoshop. “Fiz isso para mostrar para as pessoas que nós filtramos e manipulamos o que a gente posta nas mídias sociais – criamos um mundo ideal online no qual não se pode mais encontrar a realidade”, disse ao tabloide britânico The Daily Mail.

Para dar início ao projeto, que fez parte de um trabalho acadêmico, Zilla pediu aos pais para que a deixassem no aeroporto, de onde pegou um trem de volta pra casa e começou pensar em cenários e a postar fotos com as suas montagens perfeitas de sua “viagem”.

As fotos de mergulho, como exemplo, foram feitas na piscina de sua própria casa, enquanto as do templo foram tiradas em uma instituição budista de Amesterdam. A comida tailandesa foi Zila que cozinhou. Em uma conversa por Skype com os seus pais, para simular que estava em um hotel com decoração asiática típica, utilizou antigas decorações de natal e um guarda-chuva.

Como se tudo isso não bastasse, ela enviou mensagens de texto no meio da noite e postou supostas lembrancinhas típicas que ela teria comprado nas lojas locais. Eventualmente, a verdade foi revelada a sua família e amigos e sua reação foi capturado em vídeo:

Via The Daily Mail