Ícaro Silva dá aula para Aguinaldo Silva: ‘Ignorância racista’

"Seu olhar viciado sobre a sociedade brasileira, expresso em novelas ainda hoje tão embranquecidas, não contempla nossa história", disse o ator

Ícaro Silva se junta a Jessica Ellen e critica Aguinaldo Silva por conta de seus recentes comentários. O ator deu uma aula sobre racismo ao autor de novelas e ainda classificou os personagens negros de suas tramas como “medíocres”. “Ignorância racista”, disse o intérprete de capitão Ferreria, da série “Coisa Mais Linda” na Netflix.

Ícaro Silva dá aula para Aguinaldo Silva: ‘Ignorância racista’
Créditos: Reprodução/Instagram @icaro
Ícaro Silva dá aula para Aguinaldo Silva: ‘Ignorância racista’

“E aí, Aguinaldo Silva, beleza? Não nos conhecemos e é provável que isso nunca aconteça, dado que já sou muito grande para os papéis medíocres reservados aos pretos em suas obras”, começou o ator. “Me sinto no dever de te apresentar Jô do Espírito Santo, uma mulher preta, nordestina e periférica, que criou dois filhos na favela, sob violência constante, com um salário de faxineira. Isso por que tenho certeza que você não é capaz de falar por Joelly, nem por qualquer outra mulher preta brasileira”, completou.

Ele contou um pouco sobre a trajetória de luta de sua mãe e as dificuldades que precisou enfrentar para dar vida digna aos filhos, além de exaltar a educação antirracista que ela ensinou a ele e aos seus irmãos.

“Graças à educação antirracista de Jô, minha referência de infância é a Biba, de Cinthya Rachel [Castelo Rá-Tim-Bum] e não a Xuxa, de Maria [das Graças] Meneghel. Graças à educação antirracista da minha mãe, aprendi que haveria aqueles que se usariam de sua língua ferina e seu privilégio branco para tentar diminuir nossas conquistas e apontar nosso lugar”, continuou.

“Seu olhar viciado sobre a sociedade brasileira, expresso em novelas ainda hoje tão embranquecidas, não contempla nossa história, tampouco nosso tamanho.”

A fala de Ícaro acontece dois dias após Aguinaldo usar as redes sociais para criticar o alvoroço em torno de Beyoncé, que se tornou a primeira mulher negra da história a usar um diamante Tiffany em uma ação de publicidade. O autor ainda afirmou que a cantora norte-americana pertence à “elite branca”.

“‘Beyoncé se torna a quarta pessoa da história e a primeira mulher negra a usar o Diamante Tiffany’: pois é, mas para mim, justiça social só quando qualquer mulher, independentemente da raça, idade, religião ou fama puder usá-lo. Isso acontecerá algum dia? O que vocês acham?”, indagou ele em suas redes sociais na última terça-feira, 24.

“Joelly tem 37 anos, é negra, diarista, mãe de três filhos e nenhum pai para ajudar a criá-los. Fico aqui a imaginar o que lhe passa pela cabeça quando ela lê notícias como essa sobre o colar milionário de Beyoncé. Gente, vamos cair um pouco na real, tá legal?”, completou o autor.

O ator, que está escalado para “Verdades Secretas 2”, ficou incomodado com essas falas e ainda enalteceu a artista. “Quero Beyoncé carregada de diamantes, Aguinaldo. Quero vê-la coberta da cabeça aos pés das pedras mais preciosas já roubadas do continente africano pelos europeus. Quero ver Beyoncé nadando em um cofre de diamantes como se fosse tio Patinhas. E o dobro eu desejo para toda e qualquer mulher preta nesse planeta!”.

Para finalizar, Ícaro listou mulheres negras notáveis e deu outra alfinetada no autor de novelas da Globo. “Beyoncé é o presente e cada vez mais o futuro, Aguinaldo. Algo que você não consegue identificar e que nunca soube representar. A elite preta que o racismo te impede de sequer reconhecer e que torna obsoleta qualquer representação falha proveniente da ignorância racista”, encerrou.