Isabella Fiorentino se desculpa por estocar remédios na pandemia
'Preciso pedir desculpas as pessoas que precisam desse medicamento e não encontram nas farmácias', diz a apresentadora
Mãe de três filhos, na última sexta-feira, 20, Isabella Fiorentino pediu desculpas publicamente por comprar remédios a mais em tempos de isolamento por conta do coronavírus. Por mais consciente e sensata que seja uma pessoa, em tempos de covid-19, o medo e o desespero motivam ações impensadas. Foi o que aconteceu com a apresentadora.
A pandemia divide opiniões sobre estocar alimentos e remédios. Porque, ao mesmo tempo que isso contribui para que as pessoas não saiam toda hora para comprar. Isso também faz com que os estoques limitados (principalmente de remédios) se esgotem, e quem precisa, de fato, do produto, fica sem.
Em seu perfil no Instagram, Isabella publicou o pedido de desculpas ao repostar um vídeo de Juliana Francesch. A jornalista fazia um apelo pedindo auxílio para encontrar um medicamento para tratamento de lúpus. Ela precisava de apenas 5 comprimidos para terminar sua última caixa e não o encontrava de jeito nenhum. Foi divulgado em diversos sites, que o medicamento ajudaria no combate do coronavírus e isso fez com que ele desaparecesse das prateleiras.
- 10 dicas para se proteger de doenças na academia
- Guia completo para visitar Fernando de Noronha em 2025
- Descoberto o remédio para diabetes que pode proteger contra Alzheimer
- Remédio para diabetes ajuda a prevenir doenças cardíacas
No texto do repost Fiorentino escreveu: “Preciso pedir desculpas as pessoas que precisam desse medicamento e não encontram nas farmácias. Eu tenho 3 filhos, um deles especial e faz parte do grupo de risco! Eu comprei uma caixa desse medicamento caso necessite utilizá-lo, sem pensar nas consequências do que isso poderia causar: A falta que ele fará pra quem realmente precisa. . . #repost @celsoportiolli”, desculpa-se.
Na sequência a apresentadora complementa com outro alerta: “@jujufranceschi fez um apelo e eu faço outro: não compre remédios sem indicação médica, pode te fazer muito mal e quem realmente precisa pode ficar sem“, disse.
O vídeo do repost teve mais de 268 mil visualizações e recebeu quase 1.300 comentários. Dentre eles, várias pessoas disseram que estão passando pela mesma situação, procuram pelo medicamento e não encontram: “Triste isso, pq tbem tenho lupus e estou passando mesma situacao(sic)”, “Estou no mesmo barco… tomo há 3 anos. Sai hj para comprar não encontro. O q faço????“.
- Quais os cuidados para prevenir o novo coronavírus
- Saiba o que fazer se estiver com suspeita de coronavírus
- Coronavírus: saiba o que a OMS diz sobre o uso de máscaras
- Como se proteger no ambiente de trabalho
- Quais os sintomas e tudo o que se sabe até agora sobre o coronavírus
- SUS lança app para fazer triagem virtual
- Coronavírus: como se proteger no transporte público
- Aplicativo avisa se você passou por alguém com coronavírus
- Entenda a diferença entre quarentena e isolamento
Coronavírus
O Covid-19 foi descoberto em dezembro de 2019, quando apareceram os primeiros casos na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China. No início, muitos dos pacientes infectados tinham alguma ligação com um grande mercado de frutos do mar e animais vivos da cidade chinesa. Mais tarde, um número crescente de pacientes que não tiveram exposição a mercados de animais também foram diagnosticados, indicando a disseminação de pessoa para pessoa. O novo coronavírus faz parte de uma ampla família de vírus que pode causar desde um resfriado comum até problemas respiratórios que levam à morte.
Coronavírus no Brasil
O Ministério da Saúde atualizou, na tarde desta quinta-feira, 12, os números de casos confirmados do novo coronavírus. O balanço aponta 77 pacientes com diagnóstico positivo para o Covid-19.
Além disso, são 1.422 casos suspeitos, que estão sendo monitorados, e 1.163 descartados.
O maior número de casos ainda se concentra no Sudeste, com 59 pacientes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro Espírito Santos e Minas Gerais. Em seguida, vem a região Sul, com 10 casos localizados no Rio Grande do Sul e no Paraná. Também há casos no DF, Pernambuco e Alagoas.
Sintomas do novo coronavírus
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, com febre, tosse e dificuldade para respirar. O Covid-19 pode, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.
Prevenção
Os cuidados para reduzir o risco de contrair o coronavírus são básicos e incluem lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar desinfetante à base de álcool e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
Veja outras dicas:
- -Ao tossir ou espirrar é recomendado cobrir a boca e nariz;
- -Não tocar mucosas de olhos, nariz e boca de outra pessoa;
- -Usar lenço descartável para higiene nasal;
- -Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- -Manter o ambiente ventilado;
- -Ao viajar para locais com circulação do vírus tomar cuidado para não entrar em contato com pessoas doentes e animais vivos ou mortos.
Acompanhe a página especial do BBB20 na Catraca Livre e fique por dentro de tudo que rola na casa mais vigiada do Brasil!