Joaquin Phoenix tem uma árdua tarefa em seu papel como Coringa

Em 2009, Heath Ledger recebeu Oscar Póstumo de Melhor Ator Coadjuvante pelo mesmo personagem; sua entrega foi motivo de debates sobre a causa de sua morte

Por: Maurício Thomaz

Em 2008, quando fomos ao cinema assistir a “Batman – Cavaleiro das Trevas”, não imaginávamos que ali estaria o vencedor de uma estatueta do Oscar. Não é uma tradição da Academia premiar atores e atrizes em filmes de super-heróis.

Mas a construção do personagem Coringa, feita pelo ator Heath Ledger (1979 – 2008), foi além. Sombrio, original, intrigante. O ator criou novos traços para uma figurinha repetida das telonas, mergulhando na essência daquilo que queria passar aos telespectadores, o que lhe rendeu o Oscar Póstumo de Melhor Ator Coadjuvante, em 2009.

A duras penas, a personalidade enlouquecedora do Coringa de Heath Ledger foi moldada. À época de sua morte, em janeiro de 2008, a imprensa começou a dar sinais de que a entrega do ator à produção foi maior do que deveria ter sido.

Poucos meses depois do fim das gravações de “Batman”, Heath Ledger foi encontrado morto em seu quarto, por intoxicação acidental por remédios prescritos com efeito calmante e sonífero. Ele não estava bem psicologicamente, e muitos atrelaram sua condição psíquica à sua atuação.

O Coringa é um personagem fantasioso que passeia facilmente por problemas que atingem a população num geral nos dias de hoje: o bullying, o preconceito, a necessidade de ser feliz a todo e qualquer momento, a violência, a depressão, a solidão.

Imergir nessa realidade não é tarefa fácil. É necessário lidar com a dor de uma forma tão realista, que ator e personagem podem ser confundidos. A entrega pode render um Oscar, mas também pode deixar sequelas no estado emocional.

Não quero aqui discutir a real causa da morte de Heath Ledger, mas constatar que não é tarefa fácil. 

E é por isso que Joaquin Phoenix, ator que dará vida ao personagem no filme “Coringa”, tem um tarefa árdua se quiser ter uma atuação tão memorável quanto à de Heath Ledger e levar uma estatueta para casa.

coringa
Crédito: ReproduçãoÀ esquerda, Heath Ledger; à direita, Joaquin Phoenix

O trailer de “Coringa” foi lançado na manhã desta quarta-feira, 3, e já rendeu diversos comentários a respeito de Joaquin nas redes sociais.

Assista:

Compartilhe:

Por: Maurício Thomaz

Editor Executivo de Redação. Libriano com traços piscianos. Amante da praia e do concreto. Rolês no centro de São Paulo são os meus preferidos. Mas que tal falar de política e de futilidade num boteco com cerveja barata?!

1
A eterna campanha para desqualificar ‘Democracia em Vertigem’
A menos de uma semana do Oscar, o documentário “Democracia em Vertigem” volta a ser alvo de ataques. Desta vez, …
2
Democracia em Vertigem é indicado ao Oscar; confira outros finalistas
Finalmente foi divulgada a lista dos finalistas ao Oscar 2020 e uma das grandes surpresas para nós brasileiros foi a …
3
Davi (ex-Banda Uó) indica seus lugares favoritos em SP
Qual a relação entre uma batalha de vogue e o bairro oriental da Liberdade? Na cidade de São Paulo vivida …
4
Cenas de machismo que não queremos ver novamente no próximo BBB
Entramos na contagem regressiva para a estreia da 20ª edição do Big Brother Brasil (BBB), prevista para ir ao ar …
5
Adoniran Barbosa ganha documentário sobre sua vida e obra
Finalmente Adoniran Barbosa ganhará uma homenagem à altura de seu talento. O documentário "Adoniran - Meu Nome É João Rubinato" …
6
Netflix: ‘O Monstro ao Lado’ mostra os caminhos tortuosos da justiça
O documentário "O Monstro ao Lado" retrata o dramático processo de julgamento de John Demjanjuk, um pacato cidadão ucraniano que …
7
‘O Irlandês’, de Scorsese, na sua sala
"O Irlandês", filme do diretor Martin Scorsese é lançado na plataforma de streaming Netflix.Com um elenco de tirar o fôlego …
8
‘Inacreditável’: a série da Netflix que veio para surpreender
A série original da Netflix "Inacreditável" é baseada em um caso real e promete te fazer maratonar os 8 episódios …