‘Ken Humano’ anuncia transição de gênero e diz ter renascido
Artista brasileira revela que vive como mulher há três meses e que foi preciso muita coragem para se assumir trans
Após realizar inúmeras cirurgias plásticas e procedimentos estéticos nos últimos anos, Rodrigo Alves, conhecido como ‘Ken Humano’, acaba de anunciar que agora se reconhece como mulher e que passa pelo processo de transição de gênero.
A personalidade apagou todas as fotos antigas de seu perfil no Instagram e agora se identifica como Roddy.
“Hoje é o dia do meu renascimento 05/01/2020 fico muito feliz em poder dividir um pouco da minha vida com vocês! Agradeço a Deus pela família e amigos maravilhosos na minha vida .. Isso só é um começo de uma nova vida”, escreveu em sua rede social.
- Programa oferece curso gratuito de programação para mulheres
- Unifesp aprova cotas para pessoas trans e travestis; saiba mais
- IFPE e Petrobras ofertam cursos gratuitos profissionalizantes
- Circo di SóLadies|NemSóLadies celebra dez anos e anuncia agenda voltada à arte feminista
Em outra postagem, a celebridade revelou que se percebeu como uma mulher em 2018, quando realizou o primeiro ensaio fotográfico com trajes femininos.
Ao jornal Daily Mail, Roddy, que é do Brasil, mas mora em Londres, disse que foi preciso muita coragem para finalmente admitir que vivia uma farsa. “Atrás de portas fechadas, vivo como mulher há três meses”, revelou. “É incrível finalmente dizer ao mundo que sou uma garota. Sou conhecido como Ken, mas sempre me senti como Barbie”, afirmou.
Roddy também contou ao jornal que já faz uso de injeções de hormônio, que se prepara para colocar silicone e fazer uma cirurgia de readequação sexual.
“As pessoas estão mais conscientes do que significa ser transgênero. Só espero que as pessoas possam me aceitar como mulher e não me julguem ou me ridicularizem. ”
https://www.instagram.com/p/B662sAQl02q/
Transfobia se combate com informação
Como quebrar o tabu das questões de gênero? Simples! Selecionamos algumas informações para que você não pratique transfobia e passe a respeitar a identidade de uma pessoa trans. Vamos lá?
O que é identidade de gênero?
Identidade de gênero é como a pessoa se enxerga no espelho, seja como mulher, homem ou outra denominação dentro do espectro de gênero.
Pessoas que se identificam com o gênero que lhe foi atribuído ao nascer são consideradas cisgênero ou cis, na abreviação. Por exemplo, se ao nascer o bebê é registrado como menino e ao longo da vida ele continua se identificando dessa forma, ela é uma homem cis. Se essa pessoa não se identificar com seu sexo biológico, ela é transgênero ou somente trans.
Há também aqueles que não se identificam com nenhum gênero em específico. Essas pessoas são denominadas não-binárias, ou seja, não se identificam como homem ou como mulher.
Vale lembrar duas coisinhas: identidade de gênero não é uma ideologia e, muito menos, tem a ver com a orientação sexual de uma pessoa. Tanto pessoas cis quanto pessoas trans podem ser hétero, bi ou homossexuais.
Transexual x Transgênero x Travesti
- Transexual
Há um tempo, esse termo era usado para falar sobre pessoas transgênero mas caiu em desuso para não dar a impressão de que ser trans é uma orientação sexual.
- Transgênero
Este termo é usado atualmente para abarcar as pessoas trans. Por exemplo: um homem transgênero é aquele que foi identificado como mulher ao nascer e passou a se reconhecer como homem, enquanto, da mesma forma, a mulher transgênero é aquela que foi designada homem ao nascer mas, na verdade, se identifica como uma mulher.
- Travesti
Travesti é um termo mais comum no Brasil, na Espanha e em Portugal (e em pesquisas do RedTube), e já foi usado como xingamento transfóbico e também para denominar uma mulher trans que não desejava passar pelo processo de readequação genital, mas não se aplica mais. Hoje o termo travesti é comumente usado para empoderamento e resistência da comunidade.
A diferença entre as três denominações é de auto identificação. Caso esteja na dúvida e não quer cometer um ato de transfobia, use apenas o prefixo trans ou pergunte à pessoa como ela se identifica. Leia mais neste link.