Kylie Jenner vira alvo de críticas por posar em cadeira de rodas para capa de publicação

Mais uma controvérsia para a lista da família Kardashian. Desta vez, quem protagoniza a história é Kylie Jenner. A modelo apareceu sentada em uma cadeira de rodas na capa da nova edição da revista Interview e recebeu uma enxurrada de críticas de pessoas que consideraram a imagem desrespeitosa com quem possui deficiência física.

Nas redes sociais, as pessoas escreveram a respeito em um tom bastante ofendido:

“Como é divertido e fashion estar em uma cadeira de rodas! Preconceito contra deficientes é a última moda!”

Ah, entendi! Quando eu estou na cadeira de rodas ninguém sequer consegue me olhar nos olhos, já quando Kylie está sentada em uma isso é fashion! Como sou boba!

Como alguém que usa cadeira de rodas, acho isso ofensivo. Minha cadeira não é alta costura!

Instituições de apoio a pessoas deficientes também se manifestaram. Ian Ruder, editor sênior da New Mobility, publicação voltada a pessoas com deficiência, disse à revista People: “É decepcionante ver como as pessoas caem de volta na ideia cansada e totalmente falsa de que estar em uma cadeira de rodas é limitante. Eu acho que a maioria dos usuários de cadeira de rodas, inclusive eu, iria dizer-lhe (à Kylie) que as nossas cadeiras de rodas nos capacitam e nos permitem viver plenamente nossas vidas”.

“É profundamente pertubador”, disse Emily Smith Beitiks, diretora de um instituto para pessoas com deficiência. “As pessoas com deficiência já são vistas como fracas, isso só reforça mais ainda essa ideia”, afirmou.

Em comunicado publicado pela pela E! News a revista Interview defendeu o ensaio: “Na Interview, estamos orgulhosos da nossa tradição de trabalhar com grandes artistas e empoderá-los em realizar suas versões ousadas. A capa da Kylie Jenner por Steven Klein (fotógrafo responsável pelas fotos), que faz referência ao artista britânico Allen Jones, é parte dessa tradição, colocando Kylie em uma variedade de posições de poder e controle e de explorar sua imagem como um objeto dos grandes meios de comunicação. Ao longo da edição comemoramos uma variedade de mulheres que são criadoras e temas de seus próprios trabalhos artísticos. E a capa de Kylie visa tirar o status dela como um objeto de atenção”.

Veja outras fotos da edição: