Lupita Nyong’o fica de fora do Oscar e web critica a Academia

Dos 20 atores e atrizes indicados à premiação, apenas um é negro

Por: Redação

O Oscar da branquitude e do machismo parece ter retornado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Na lista dos indicados à premiação, divulgada nesta segunda-feira, 13, apenas uma atriz negra aparece no painel com 20 atrizes e atores que disputam por uma estatueta, entre Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante.

Lupita Nyong’o, estrela do filme de suspense/terror “Nós”, e que tinha condições de aparecer entre as indicadas, ficou de fora da lista. Em compensação, Scarlett Johansson, que jamais havia concorrido a uma estatueta, foi indicada nas duas categorias (Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante).

Confira a lista completa dos indicados ao Oscar 2020

lupita nyong'o
Crédito: ReproduçãoLupita Nyong’o, em “Nós”, fica de fora das indicações ao Oscar

Outra surpresa negativa para os aficionados pela premiação da Academia foi a ausência de Jennifer Lopez (outra mulher negra que ficou de fora) na categoria “Melhor Atriz Coadjuvante”. J-Lo interpretou a stripper Ramona no longa “As Golpistas”.

A falta de pessoas negras entre os atores e atrizes indicados repercutiu negativamente nas redes sociais, gerando muitas críticas à Academia.

8 filmes da Netflix indicados ao Oscar 2020 para assistir em casa

jennifer lopez
Crédito: ReproduçãoJennifer Lopez, em “As Golpistas”, não concorrerá ao Oscar

Outra questão notada entre os internautas foi a ausência de mulheres entre os cinco indicados a Melhor Diretor. Apenas uma vez na história uma mulher conseguiu a estatueta nessa categoria (Kathryn Bigelow, em “Guerra ao Terror”).

Em toda a história da premiação, além de Kathryn, apenas 4 diretoras disputaram pela estatueta: Lina Wertmüller (por “Pasqualino Sete Belezas”), Jane Campion (por “O Piano”), Sofia Coppola (por “Encontros e Desencontros”) e Greta Gerwig (por “Lady Bird”).

Kathryn Bigelow
Crédito: Getty ImagesKathryn Bigelow aceitando o Oscar de Melhor Diretora, em 2010

Outra que ficou de fora e chocou os internautas foi Beyoncé. A cantora tentava emplacar sua primeira indicação ao Oscar por Melhor Canção Original, com “Spirit”, de “O Rei Leão”. Mas a relação de Beyoncé com a Academia parece não ter melhorado nada.

Em 2007, a cantora ficou de fora da lista de indicados pela música “Listen”, de “Dreamgirls”, mesmo sendo coautora da faixa. A Academia considerou que ela não “contribuiu o suficiente” para a obra.

beyoncé
Crédito: ReproduçãoBeyoncé interpretou Nala em “O Rei Leão”

Compartilhe:

Tags:#Oscar