Menina que tinha vergonha do cabelo é transformada em HQ

A norte-americana Angie Nixon encontrou uma maneira inspiradora de fazer com que sua filha Natalie McGriff, de apenas sete anos, se sentisse melhor com seu cabelo afro. A mãe criou uma história em quadrinhos para transformar a garota em uma super-heroína, com os poderes concentrados em seu próprio cabelo.

A ideia surgiu no ano passado, quando a menina estava com problemas para aceitar a cor de sua pele e o cabelo, e Angie queria mostrar à filha o quanto ela é bonita e poderosa. Por isso, ela criou uma página no Facebook, chamada “Natalie You’re Beautiful” (“Natalie, você é linda”).

Na rede social, a mãe recebeu uma sugestão para escrever uma história em quadrinhos sobre a criança e, com isso, surgiu o HQ “The Adventures of Moxie Girl” (“As Aventuras da Moxie Girl”). A trama tem como protagonista uma garota que odeio seu cabelo, até o momento em que descobre um shampoo mágico que transforma seus fios com “maria- chiquinhas” superpoderosas, que a ajudam a lutar contra o crime.

De acordo com entrevista concedida ao BuzzFeed, Angie relatou que as duas escrevem as histórias juntas, antes da menina dormir. A iniciativa fez com que a criança começasse a amar o próprio cabelo e também a gostar muito de ler.

A história em quadrinhos foi colocada em um festival de crowdfunding de Jacksonville e venceu o concurso, que tinham outras 530 produções, ganhando mais de US$ 16 mil (R$ 47 mil). O dinheiro será usado para publicar as histórias e criar outros HQ’s, com diferentes etnias e gêneros.

Veja a matéria na íntegra no site Vírgula.