Publicidade

Entreter

Menos é mais: movimento japonês prega uma vida minimalista

Por: Redação | Comunicar erro
...
Publicidade
Você conseguiria viver sem quase nada no seu armário?
Você conseguiria viver sem quase nada no seu armário?

Fumio Sasaki mora em um pequeno apartamento em Tóquio. Se você abrir o seu armário, encontrará três camisas, quatro calças e quatro pares de meias, entre outros poucos objetos e peças de roupa. Para o editor japonês, isso basta. E para você, seria suficiente?

Segundo a Reuters, Fumio adotou esse estilo de vida por escolha, e não por dificuldades financeiras. Há dois anos, ele era um ávido colecionador de livros, CDs e DVDs; agora, possui apenas 150 itens que considera indispensáveis. Ele é mais um dos adeptos do movimento minimalista inspirado pelo Budismo Zen que está ganhando força no Japão. “Não é como se você se sentisse satisfeito após colecionar uma certa quantidade de coisas. Em vez disso, você fica pensando no que falta”, ele considerou em um vídeo do site AJ+.

O movimento desafia totalmente o consumo desenfreado ao qual estamos acostumados atualmente, e promete trazer qualidade de vida: ter menos coisas poupa tempo, dinheiro e trabalho, permitindo que você invista tudo isso em outras preciosidades sem valor mensurável em números (como passar tempo com quem você ama e ir viajar). Além disso, em um país em que terremotos fortes acontecem com mais frequência do que em outros lugares, alguns japoneses defendem que uma vida minimalista reduz o risco de acidentes com objetos que caem durante abalos sísmicos. E aí, já pensou em começar essa revolução pelo seu armário, doando tudo aquilo que você não usa?

Veja imagens da casa de Fumio aqui.

Fumio Sasaki mantém apenas peças de que ele realmente precisa no seu armário
Fumio Sasaki mantém apenas peças de que ele realmente precisa no seu armário
Fumio Sasaki em seu apartamento de um cômodo só
Fumio Sasaki em seu apartamento

Compartilhe:

Publicidade
Publicidade

Você sabe o que é feminicídio?

O restaurante de comida havaiana do ex-masterchef Ravi

Conheça o lavandário de Cunha

ASMR: O fenômeno do "orgasmo mental"

Publicidade