Entreter

Mulher com doença rara conta o que é beleza para ela

Por: Redação | Comunicar erro

Lizzie Velasquez é famosa por inspirar outras pessoas. A autora faz várias palestras motivacionais (a sua participação no TEDx Talks é incrível), e recentemente, lançou o livro “Dare to be Kind” (“ouse ser gentil”, em tradução livre). Nele, ela mostra como a compaixão pode mudar o mundo. Infelizmente, no entanto, a forma como o mundo conheceu o seu rosto foi terrível: Lizzie foi chamada de “mulher mais feia do mundo” em um vídeo que viralizou em 2006.

Lizzie Velasquez é uma famosa palestrante motivacional
Lizzie Velasquez é uma famosa palestrante motivacional

Lizzie sofre de uma rara doença congênita que a impede de ganhar gordura corporal. Ela tinha 17 anos quando encontrou o maldoso vídeo falando sobre a sua aparência. “Mais de quatro milhões de pessoas tinham assistido a ele. Havia milhares de comentários”, ela contou ao site Allure. “Eu sentei e li um a um, porque estava muito desesperada para encontrar pelo menos uma pessoa me defendendo. E eu nunca encontrei nenhuma”.

A jovem se emociona ao se lembrar que após assistir ao vídeo, olhou para a sua mãe, que estava em outro cômodo da casa. “[Nesse momento] eu soube que se aquele vídeo havia me arrasado tanto, eu nem poderia imaginar o que ele faria com ela”. Foi a partir desse episódio que Lizzie começou a levantar a sua voz contra o bullying – não só por ela, mas também por outras vítimas. “Não vou sentar aqui e deixar as palavras deles se tornarem a definição do que eu sou”, ela aponta, “não somos vítimas de nenhuma maneira; a não ser que a gente permita isso”.

A autora e palestrante, que é famosa por seu otimismo, ainda considera: “não tenho visão nos dois olhos, mas tenho em um deles. Eu posso usar sapatos de criança, mas pelo menos não tenho que pagar mais caro em calçados de adultos. Sempre existe um lado bom das coisas”. E responde à Allure o que é a verdadeira beleza para ela: “você pode pôr maquiagem, fazer o seu cabelo e tudo mais. Porém, quando você se deita à noite, coloca a sua cabeça no travesseiro, tira a maquiagem e mostra apenas o que é, você tem apenas o que possui por dentro de si. Você tem a sua personalidade, os seus valores, os seus sonhos. Essas coisas são a sua beleza. Para mim, isso é o padrão de beleza: a pessoa que você é, não a sua aparência”.

Você pode assistir ao vídeo na íntegra, em inglês, abaixo:

Compartilhe: