O que acontece com a Ivana de ‘A Força do Querer’?

Texto escrito por Marcela De Mingo e publicado no Superela.

Ivana é aquela personagem de “A Força do Querer”, novela das 21h da Globo, que está chamando a atenção cada dia mais, porque ninguém sabe dizer o que está acontecendo com ela. Quem viu o episódio da última quinta-feira, dia 11, viu o desespero da personagem ao comentar com a psicóloga que não sente que o seu corpo represente quem ela é, e pergunta se a profissional acha que ela seja gay.

O primeiro ponto que precisa ficar claro sobre Ivana é que a sua questão não envolve a sexualidade. É uma situação muito mais profunda, porque ela não se identifica no próprio corpo. Ela olha no espelho, vê um corpo de mulher e não sente que esse corpo representa quem ela é de verdade e o que ela pensa de si mesma. É um conflito de identidade.

Ivana é transexual. Isso significa que ela nasceu com o corpo de mulher, mas se identifica como homem. É quase como se houvesse uma confusão na fábrica e, na hora da montagem do indivíduo, ela tivesse recebido um corpo diferente do gênero com o qual ela se identifica. Parece muito mais complicado do que é verdade, mas a mente de Ivana pensa uma coisa, e o corpo dela mostra outra. Em uma comparação muito mais simplificada, pense em uma pessoa brasileira, que nasceu e morou no Brasil a vida toda, mas só fala francês quando abre a boca. Existe um conflito entre o que ela pensa, e o corpo que ela ganhou no nascimento.

O sofrimento da personagem é totalmente justificável por isso. Não tem nada a ver com atração física – ela gostar de homens ou mulheres não influencia na forma como ela se vê e se identifica como pessoa.

Transexualidade não é uma doença mental

Diferentemente de uma depressão ou de uma esquizofrenia, a transexualidade não é uma doença que pode ser curada ou tratada. É algo mais profundo do que isso. Como “curar” uma pessoa que não se identifica com o próprio corpo?

Continue lendo aqui: O que acontece com a Ivana de A Força do Querer?

Compartilhe:

1 / 8
1
05:41
Netflix: ‘Guerras do Brasil.doc’ põe em dúvida nosso caráter pacífico
"O Brasil é um país pacífico".  Depois de assistir a cada um dos cinco episódios da série documental da Netflix …
2
03:29
Maurício de Souza se emociona em première do filme da Turma da Mônica
O aguardado live-action da Turma da Mônica foi responsável por um fofíssimo episódio envolvendo seu criador, o quadrinista Maurício de …
3
05:00
Netflix: ‘Elisa y Marcela’ um amor à frente de seu tempo
Você já imaginou ser possível a Igreja Católica realizar um casamento entre duas mulheres na Espanha em 1901 e esse …
4
01:25
Obras de Cândido Portinari estão no ‘Google Arts and Culture’
Cinco mil obras do pintor Candido Portinari foram disponibilizadas de maneira digital pela plataforma Google Arts & Culture. Pra acessar é …
5
09:12
Copa feminina: Boletim da Tia Paulinha – Episódio 2
Cristiane meteu 3 nas redes jamaicanas e garantiu a vitória do Brasil no jogo de estreia na Copa do Mundo. Como …
6
04:32
‘Baseado em Fatos Raciais’ aborda maconha e preconceito na Netflix
Já imaginou uma aula de história, regada à jazz, rap, vinil e maconha? Gostou? Então assista ao documentário "Baseado em …
7
03:25
Trailer de La Casa de Papel dá pistas sobre a 3ª temporada
Os fãs de La Casa de Papel aguardam ansiosos pela estreia da 3ª temporada da série. Mas depois do novo …
8
02:49
Pôster de ‘Mulher-Maravilha 1984’ exibe heroína com armadura dourada
Bastou a diretora Patty Jenkins divulgar em seu Twitter, o primeiro pôster de "Mulher-Maravilha 1984", para a rede social cair …