Últimas notícias:

Loading...

Obra de arte do século 16 tem restauração malsucedida e revolta

A imagem era uma escultura de São Jorge lutando contra um dragão

Por: Redação
Restauração de estátua de São Jorge causa polêmica na Espanha

A restauração da escultura de São Jorge, uma obra do século 16, que estava exposta na igreja de São Miguel em Estella, em Navarra, no norte da Espanha, tem causado revoltado no país europeu.

Considerada como “uma intervenção infeliz”, a restauração malsucedida foi comparada a do famoso Ecce Homo de Borja, cuja “revitalização” também não agradou.

Neste novo caso, o trabalho de conservação ficou a cargo de uma professora de trabalhos manuais, que recebeu o pedido para realizar a intervenção do próprio pároco da igreja.

https://www.facebook.com/artusrestauracion.patrimonio/posts/1713905375311140

A escultura de madeira traz São Jorge com armadura, montado a cavalo lutando com um dragão, e suas cores haviam se deteriorado com o tempo. Com a restauração, a responsável aplicou cores uniformes, principalmente no rosto, dando uma aparência de boneca à imagem.

À agência de notícias “Efe”, o especialista da Associação de Conservadores e Restauradores da Espanha (Acre), Fernando Carrera, disse que o resultado foi uma “destruição do patrimônio cultural da Navarra” e anunciou que abrirá uma ação judicial contra os responsáveis.

Para Carrera, se trata de “um erro muito sério”, que “deveria horrorizar a todos” por se tratar de uma obra “de grande interesse e relevância patrimonial”.

Leia também:

Compartilhe: