Opinião: Racismo do BBB 19 fez a Globo ficar com medo

Receio da emissora de cobrar atitudes dos participantes mais parece um tiro no pé

Por: Marília Barbosa | Comunicar erro

A ‘novela’ criada em torno dos casos de racismo, preconceito e intolerância religiosa do ‘BBB 19‘, da Globo, estão longe de acabar. Isso porque, depois da repercussão negativa sobre os comportamentos de Maycon e Paula, a emissora carioca divulgou uma nota oficial esclarecendo as supostas investigações sobre tais crimes dentro do reality show.

maycon paula bbb 19
Crédito: Reprodução/TV GloboMaycon e Paula são os principais donos das declarações mais polêmicas do ‘BBB 19’

“Não fomos notificados, mas é importante pontuar que a Globo respeita a diversidade, a liberdade de expressão e repudia com veemência qualquer tipo de intolerância e preconceito, em todas as suas formas. Desde 2016 a emissora mantém no ar a campanha ‘Tudo começa pelo Respeito’, em parceria com UNESCO, UNICEF, UNAIDS e ONU MULHERES, que atua na mobilização da sociedade para o fortalecimento de uma cultura que não apenas tolere, mas respeite e discuta amplamente os direitos de públicos vulneráveis à discriminação e ao preconceito. Desta forma, é importante reiterar que qualquer manifestação pessoal, equivocada ou não, feita pelos participantes do programa, não reflete o posicionamento da emissora”, dizia texto.

A justificativa do canal de Roberto Marinho, horas após a enxurrada de críticas ao programa, abre margem para o seguinte questionamento: será que a Globo ficou com medo de tamanha repercussão?

Não é pra menos. Afinal, a atração está no ar desde o dia 15 de janeiro e já tomou ‘um banho’ de intolerância e falta de humanidade. E o pior: a emissora, até então, não havia se manifestado contra tais declarações polêmicas, muito menos cobrou atitudes dos participantes. Pelo contrário, omitiu das edições que iam ao ar na TV todas as frases racistas dos confinados.

Será que o canal vai conseguir sustentar este tiro no pé até o  fim do programa, em meados de abril?

Compartilhe:

Tags: #BBB #Globo #TV
Autor: Marília Barbosa

Repórter de Tempo Real

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …