Passageiros de voo tentam chegar em Nova York há quatro dias

O voo AA 974 da American Airlines saiu de Fortaleza, no Ceará, na última sexta-feira, dia 30 de dezembro, e ainda não chegou a seu destino final: Nova York, nos Estados Unidos. A previsão era chegar na cidade na manhã do dia 31.

Os 278 passageiros – quase todos brasileiros – que pretendiam passar a noite de réveillon na cidade norte-americana foram obrigados a virar o ano dentro de um avião e viajar nos últimos 4 dias depois de sucessivos problemas.

De Fortaleza, a aeronave faria uma parada no Rio de Janeiro, onde houve o primeiro problema. Lá, os passageiros foram informados que a aeronave não poderia decolar em razão de problemas na turbina direita.

Voo passou por problemas desde sexta-feira e demorou a sair do Brasil
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Voo passou por problemas desde sexta-feira e demorou a sair do Brasil

O próximo voo só saiu do Rio na tarde de sábado, 31. Durante o trajeto, mais um problema: uma passageira passou mal e, em razão disso, o voo precisou fazer uma parada não programada em Manaus, no Amazonas.

Segundo o G1, a mulher foi socorrida e levada para um hospital. O restante dos passageiros aguardou por quase cinco horas dentro da aeronave, quando foram informados de que não poderiam mais decolar, por razões de segurança, e eles foram alojados em dois hotéis da cidade, sem as malas.

“A companhia não fala com a gente. O nosso voo foi cancelado mais de duas vezes. Passamos o Réveillon dentro do avião sem sair. A gente entende que a decisão de parar em Manaus foi assertiva para socorrer a passageira e que bom que tomaram a decisão de não decolar, com a máquina com defeito. Nosso problema é que eles sabiam que a aeronave estava com defeito e não resolveram a tempo”, disse o passageiro Rodrigo Urick ao G1.

O voo contava com passageiros famosos como os atores Danielle Winnits, André Gonçalves e o grupo de pagode Revelação. A companhia lamentou pelos inconvenientes e infirmou que os passageiros deveriam seguir viagem em um voo programado na manhã desta segunda (2), às 11h30, horário de Brasília.

Confira a nota oficial da companhia aérea:

A American Airlines informa que o voo AA 974 de 30 de dezembro, do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (GIG) para o Aeroporto Internacional de Nova Iorque (JFK), um Boeing 777-200 com 233 passageiros, atrasou por necessidade de manutenção e decolou em 31 de dezembro. Durante o percurso para Nova Iorque, o voo teve que alternar para o Aeroporto Internacional de Manaus (MAO) por conta de uma emergência médica com uma passageira, causando o seu cancelamento devido à escala da tripulação. Todos os passageiros estão recebendo assistência e serão acomodados no próximo voo para Nova Iorque, programado para partir em 2 de janeiro, às 9:30 (hora local). A companhia lamenta pelos inconvenientes causados, mas ressalta que a segurança de seus passageiros e tripulação é sua prioridade”