Últimas notícias:

Loading...

Pílula Anticoncepcional é assunto para homem também!

A Coach de Saúde Integrativa da Mulher Melissa Setubal, fala sobre a importância de compartilhar a responsabilidade da contracepção com os homens:

Menstruação, ovulação, contracepção, tudo assunto de mulher, certo? Errado. É assunto para todos os seres humanos. Até porque todo mundo é fruto dessa historinha toda, né? Então vamos lá conversar com os homens da nossa vida sobre a pílula anticoncepcional (e os outros métodos hormonais). Porém por onde começar? Como conversar?

Por dados e fatos: eles são férteis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ponto. Considerando que só se faz bebê com duas pessoas, a fertilidade é uma responsabilidade de ambas, correto?

Mas então por que somos nós, mulheres, as quem tem colocar hormônios inundando o nosso organismo todos os dias? Se lembrarmos o meu artigo anterior (leia ele aqui), quando eu falei que mulheres são férteis apenas 5 dias por ciclo, por que somos nós quem mais nos preocupamos com contracepção e usamos remédios que impactam muito a nossa saúde e bem-estar e causam riscos?

Infelizmente, não é comum ser ensinado aos meninos a terem responsabilidade sobre a própria fertilidade, uma vez que a sociedade culturalmente reforça com displicência e condecedência as atitudes inconsequentes e comportamentos impulsivos deles desde crianças.

Um dos efeitos disso é a resistência muito grande em usar a camisinha, o método principal de contracepção masculina. Mesmo ela sendo o método mais simples, o que previne doenças – DSTs, o mais barato, menos invasivo, e de adaptação rápida, principalmente por parte dos homens (e de muitas mulheres também terem).

Os argumentos mais usados são os “estamos em um relacionamento comprometido e fechado então não há riscos”, “mas eu fiz exame e está tudo certinho”, “eu confio em você e você em mim” (e aquele questionamento em tom acusatório “mas você não confia em mim” inclusive vindo de pessoas que acabou de conhecer), “mas é tão mais gostoso sem” (e aquele de chupar bala com papel) e por aí vai.

Vamos falar a verdade: homens são treinados para amar o próprio pinto e nada mais. Eles podem te amar mais que a eles mesmos. Mas o pênis ganha disparado de você. Quase como se fosse uma entidade de poderes mágicos a parte. Na maioria das vezes ele vai sim pensar com a cabeça de baixo, e a gente vai acatar porque “homem é assim mesmo”.

Acha broxante ter que “parar o rala e rola” pra pegar e colocar a camisinha, mas tirar as roupas, desenganchar aquele sutiã de 4 fechos, tirar aquela nossa calça jeans skinny que mais parece uma embalagem à vácuo não broxa?

Continue lendo aqui: Pílula Anticoncepcional é assunto para homem também!

Em parceria com Superela

O Superela é uma plataforma comprometida em aumentar a autoestima das mulheres. Nós empoderamos elas através de conteúdo sobre amor, sexo, vida beleza e estilo, e uma comunidade de suporte emocional para elas, altamente engajada e do bem. <3

Compartilhe: