Professor faz sucesso com publicação de ‘currículo de fracassos’

Um professor da Universidade de Princeton, uma das mais famosas do mundo, está fazendo sucesso com um currículo em que relata os fracassos de sua carreira.

Ao invés de listar suas conquistas no meio acadêmico, Johannes Haushofer, professor associado de psicologia em Princeton, relata apenas as ocasiões dos cargos que disputou e não levou, dos prêmios que não ganhou, ensaios que foram rejeitados por publicações acadêmicas e pedidos de financiamento de pesquisas que não foram aprovados.

 

“Fracasso em muitas coisas que tento fazer. Mas, frequentemente, estas decepções são invisíveis enquanto os sucessos sempre são notados”, diz o professor na introdução.

Dividido em categorias como “programas de estudo para os quais não me qualifiquei”, “cargos acadêmicos e bolsas que não consegui”, o “currículo de fracassos” foi elaborado com uma boa dose de bom humor.

Nas redes sociais, a iniciativa foi recebida como “uma grande lição” e rendeu a Haushofer elogios como “inspirador” e “inovador”.

“Este maldito CV de fracassos recebeu muito mais atenção do que todo o meu trabalho acadêmico.”

O “currículo de fracassos” de Haushofer foi inspirado em um artigo da neurobióloga Melanie Stefan, da Universidade de Edimburgo, na Escócia, publicado na revista Nature em 2010.