Propaganda da Gucci é banida por exibir modelo ‘doentiamente magra’

Por: Maurício Thomaz

Não é nenhum segredo que a indústria da moda gosta de empregar modelos magros para destacar as roupas em detrimento do corpo que as está vestido.

Mesmo com o crescente mercado plus size, que estão tomando os holofotes, a maioria das principais marcas de roupas ainda optam pelos meninos e meninas magérrimos em seus anúncios. Como a Gucci.

Um veterano da publicidade britânica compartilhou com os veículos de comunicação um vídeo da Gucci que mostra várias modelos “doentiamente magras”em uma festinha. E foi essa mesma imagem que atraiu a ira da Advertising Standards Authority (ASA – Autoridade das Normas de Publicidade).

Apesar da alegação da instituição, a marca refutou com a seguinte afirmação:

“(…) Foi, em certa medida, uma questão subjetiva: a modelo parecia doentiamente magra? (…) mas no anúncio não havia exposição dos ossos, nem maquiagens pesadas (…)”

O ASA , em última instância, decidiu se posicionar contra o anúncio, afirmando que “os braços da modelo e a clavícula pareciam estar fora de proporção com a cabeça e a parte inferior do corpo. Sua pose alongada acentuou sua cintura para que ela parecesse ser muito pequena. Nós também consideramos que sua expressão facial sombria e escura, principalmente ao redor dos olhos, fizeram com que seu rosto ficasse ainda mais magro”.

A decisão final do ASA foi a de que a modelo era “doentiamente magra” e que a Gucci foi “irresponsável” em colocá-la na propaganda. O gigante da moda também perdeu o direito de usar o anúncio. Caso contrário, serão punidos com multa.