Som de helicóptero em show no Rock in Rio causa polêmica

Espaço Favela quis mostrar ‘realidade’ das comunidades, mas não se atentou ao trauma dos moradores

Por: Redação

Um vídeo que está circulando nas redes sociais levantou uma questão polêmica sobre o Espaço Favela do Rock in Rio, que está rolando no Rio de Janeiro (RJ) desde a noite da última sexta-feira, 27.

espaço favela rock in rio
Crédito: Reprodução/TV GloboEspaço Favela do Rock in Rio foi criticado por parte dos internautas

Na gravação, é mostrado parte de um ensaio do grupo Nós do Morro naquele palco, e um detalhe que chamou atenção foi o som ambiente de helicópteros voando durante a performance dos artistas. Claramente era uma referência ao dia a dia dos moradores das comunidades cariocas, que precisam conviver com os confrontos entre policiais e criminosos.

Porém, a tal alusão não pegou nada bem e soou como desrespeito aos moradores, que têm até trauma do barulho.

“A dor, o sangue e as mazelas sociais do preto viram circo, viram palco do Rock in Rio para o branco aplaudir. O Espaço Favela do Rock in Rio achou que seria uma ideia incrível usar a sonoplastia de helicóptero para incorporar o cenário. Sério, essas pessoas estão ficando malucas. Com certeza é uma galera que nunca pisou numa favela e sem rotina nenhuma dela, porque não tem ideia do pavor desse barulho”, dizia um perfil no Instagram que denunciou a iniciativa.

O consultor artístico do Espaço Favela, Pablo Ramoz, explicou o contexto das imagens que viralizaram: “O som do helicóptero, fora do contexto, no vídeo que circula no whatsapp, é parte da sonoplastia de uma das cenas do espetáculo que o Nós do Morro apresentará no Espaço Favela. Os atores e bailarinos são do Vidigal e de diversas favelas cariocas, como a do Aço, em Santa Cruz. O Grupo Nós do Morro com sua indiscutível credibilidade e, assim como todos os outros artistas, têm total e irrestrita liberdade de criação e expressão”, disse ao G1.

1
Democracia em Vertigem é indicado ao Oscar; confira outros finalistas
Finalmente foi divulgada a lista dos finalistas ao Oscar 2020 e uma das grandes surpresas para nós brasileiros foi a …
2
Davi (ex-Banda Uó) indica seus lugares favoritos em SP
Qual a relação entre uma batalha de vogue e o bairro oriental da Liberdade? Na cidade de São Paulo vivida …
3
Cenas de machismo que não queremos ver novamente no próximo BBB
Entramos na contagem regressiva para a estreia da 20ª edição do Big Brother Brasil (BBB), prevista para ir ao ar …
4
Adoniran Barbosa ganha documentário sobre sua vida e obra
Finalmente Adoniran Barbosa ganhará uma homenagem à altura de seu talento. O documentário "Adoniran - Meu Nome É João Rubinato" …
5
Netflix: ‘O Monstro ao Lado’ mostra os caminhos tortuosos da justiça
O documentário "O Monstro ao Lado" retrata o dramático processo de julgamento de John Demjanjuk, um pacato cidadão ucraniano que …
6
‘O Irlandês’, de Scorsese, na sua sala
"O Irlandês", filme do diretor Martin Scorsese é lançado na plataforma de streaming Netflix. Com um elenco de tirar o fôlego …
7
‘Inacreditável’: a série da Netflix que veio para surpreender
A série original da Netflix "Inacreditável" é baseada em um caso real e promete te fazer maratonar os 8 episódios …
8
03:50
‘Peaky Blinders’: sangue, navalhas e política na Netflix
A 5ª temporada da série "Peaky Blinders" vem recheada de situações inesperadas e roteiro sempre surpreendente narrando a saga da …