CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Som de helicóptero em show no Rock in Rio causa polêmica

Espaço Favela quis mostrar ‘realidade’ das comunidades, mas não se atentou ao trauma dos moradores

Por: Redação

Um vídeo que está circulando nas redes sociais levantou uma questão polêmica sobre o Espaço Favela do Rock in Rio, que está rolando no Rio de Janeiro (RJ) desde a noite da última sexta-feira, 27.

espaço favela rock in rio
Crédito: Reprodução/TV GloboEspaço Favela do Rock in Rio foi criticado por parte dos internautas

Na gravação, é mostrado parte de um ensaio do grupo Nós do Morro naquele palco, e um detalhe que chamou atenção foi o som ambiente de helicópteros voando durante a performance dos artistas. Claramente era uma referência ao dia a dia dos moradores das comunidades cariocas, que precisam conviver com os confrontos entre policiais e criminosos.

Porém, a tal alusão não pegou nada bem e soou como desrespeito aos moradores, que têm até trauma do barulho.

“A dor, o sangue e as mazelas sociais do preto viram circo, viram palco do Rock in Rio para o branco aplaudir. O Espaço Favela do Rock in Rio achou que seria uma ideia incrível usar a sonoplastia de helicóptero para incorporar o cenário. Sério, essas pessoas estão ficando malucas. Com certeza é uma galera que nunca pisou numa favela e sem rotina nenhuma dela, porque não tem ideia do pavor desse barulho”, dizia um perfil no Instagram que denunciou a iniciativa.

O consultor artístico do Espaço Favela, Pablo Ramoz, explicou o contexto das imagens que viralizaram: “O som do helicóptero, fora do contexto, no vídeo que circula no whatsapp, é parte da sonoplastia de uma das cenas do espetáculo que o Nós do Morro apresentará no Espaço Favela. Os atores e bailarinos são do Vidigal e de diversas favelas cariocas, como a do Aço, em Santa Cruz. O Grupo Nós do Morro com sua indiscutível credibilidade e, assim como todos os outros artistas, têm total e irrestrita liberdade de criação e expressão”, disse ao G1.

1
Guia Negro entrevista Fabrício Boliveira: ‘A presença de negros na TV ainda é uma batalha’
O ator Fabrício Boliveira afirma que a presença de pessoas negras na televisão ainda é muito pequena e que o …
2
5 séries na Amazon e Netflix perfeitas para você maratonar com o mozão
Está cansado de acompanhar essa avalanche de notícias sobre o coronavírus? Então, separa aquele baldão de pipoca e aquela coberta …
3
Aprenda a fazer uma videochamada no WhatsApp
O distanciamento social que parte da população está fazendo as pessoas conversarem cada vez mais pelo celular. Chega mais que …
4
Jogos Olímpicos de Tóquio são adiados por conta do coronavírus
Os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados por conta da pandemia de coronavírus. A decisão foi anunciada nesta terça-feira, 24, …
5
Coronavírus: serviços disponíveis para melhorar seus dias em casa
As TVs por assinatura e os serviços de streaming flexibilizaram seus pacotes e ampliaram a programação disponível para jovens, crianças …
6
Babu no BBB20: Precisamos falar sobre racismo
Os inúmeros episódios de racismo sofridos por Babu no BBB 20 estão dando o que falar. Segue com a gente …
7
Ronaldinho Gaúcho e a polêmica do passaporte falso no Paraguai
Dizer que Ronaldinho Gaúcho é o rei do rolê aleatório gera um total de zero novidades. Mas o bruxo resolveu …
8
Assédio de Pyong ganha destaque em paredão com Guilherme e Gizelly
Não faltou polêmica no paredão entre Guilherme, Pyong e Gizelly no Big Brother Brasil 20.Isso porque o paredão desta terça-feira, …