CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Vencedora do BBB20, Thelma vai processar racistas que a ofenderam

No programa "É de Casa" deste sábado, a médica ainda contou de uma situação criminosa que vivenciou durante uma live na última semana

Por: Redação

Vencedora do BBB20, Thelma Assis participou do programa da TV Globo “É de Casa”, na manhã deste sábado, 30, e afirmou que entrará na Justiça contra todos os racistas que a ofenderam nas redes sociais. Thelminha chegou a dizer que muitos deles são meros covardes, e que cometeram o crime quando ela ainda participava do reality show. “Quando eu estava dentro do BBB, algumas pessoas me atacaram sem que eu pudesse me defender. Mas todas serão acionadas judicialmente”, afirmou a mais nova milionária do pedaço.

O programa promoveu o encontro online de Thelma e Manoel Soares, repórter que também já foi vítima de racismo, justamente para falar sobre o preconceito contra pessoas pretas no Brasil. A apresentadora Patrícia Poeta pediu para que a médica falasse sobre a situação que viveu nessa semana, em que foi xingada durante uma live no Instagram.

“Infelizmente essa semana fui alvo de injúria racial na internet, infelizmente não foi a primeira vez que aconteceu. Desde que acabou o BBB, tenho feito várias lives, e em todas elas sofro algum tipo de injúria. Dessa vez achei inadmissível, foi estopim pra pedir pra parar e pedir para as pessoas denunciarem”, comentou.

thelma
Crédito: Reprodução/TV GloboThelma, vencedora do BBB20, vai entrar na Justiça contra racistas que a ofenderam

“Eles [racistas] tentam se esconder atrás da internet, acham que é terra sem lei. Tem xingamento, tentam nos desmerecer, nos rebaixar, desestabilizar. Felizmente, não conseguem. Mas achei importante pedir para as pessoas denunciarem. Apesar de não me atingir, pode abalar outras pessoas. [Temos que] Exigir respeito e exigir que esse crime não seja subestimado, que seja legitimado, porque só assim vamos conseguir combatê-lo”, completou Thelma.

Depois, Manoel Soares fez uma análise sobre o fato de que muitas vezes as denúncias de racismo não dão em nada, e questionou a vencedora do BBB20 se as ofensas que ela sofreu não lhe deixaram chateada.

“A tentativa de desestabilizar não funcionou, mas a gente tem que lembrar que isso pode abalar psicologicamente outras pessoas. Mais do que a injúria racial, é muito triste saber que pessoas morrem por conta da cor da pele. É preciso que toda a comunidade se comova, rebata. Num país em que mais da metade da população se declara negra ou parda, a gente tem que rebater, se não a gente entra para as estatísticas. A gente tem que falar, tem que bater de frente”, respondeu Thelminha.

Racismo: saiba como denunciar e o que fazer em caso de preconceito

Se você passou ou sabe de alguém que passou por alguma situação envolvendo crimes racistas, como a Thelma do BBB20, denuncie! Racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89 e deve sempre ser denunciado, mas muitas vezes não sabemos o que fazer diante de uma situação como essa, nem como denunciar, e o caso acaba passando batido.

Para começar, é preciso entender que a legislação define como crime a discriminação pela raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, prevendo punição de 1 a 5 anos de prisão e multa aos infratores.

A denúncia pode ser feita tanto pela internet, quanto em delegacias comuns e nas que prestam serviços direcionados a crimes raciais, como as Delegacias de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que funcionam em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Veja aqui como fazer.

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.