Vídeo mostra feto ‘cantando’ dentro da barriga de mãe

Fetos são capazes de ouvir de dentro da barriga das mães apenas com 16 semanas de gestação, concluiu um estudo realizado pelo Instituto Marques, na cidade de Barcelona, Espanha.

Pela primeira vez cientistas mostraram que um bebê é capaz de detectar sons e responder aos sinais ao movimentar as suas bocas e línguas durante o período de gravidez.

As reações dos bebês a música foram documentadas em exames de ultrassom
Créditos: © Institut Marques
As reações dos bebês a música foram documentadas em exames de ultrassom

A doutora Marisa Lopez Teijon, que coordenou a pesquisa, afirmou ao jornal britânico ‘The Daily Mail’ que um feto corresponde a música transmitida intravaginal e pelo abdômen da gestante movendo as bocas e as línguas “como se eles tivessem tentando falar ou cantar”.

O experimento foi feito com mulheres entre 14 a 39 semanas de gestação. Foram utilizados exames de ultrassom para observar a reação dos fetos após ser tocada a música do compositor alemão Johann Sebastian Bach.

Quando expostos ao som emitidos pela vagina da gestante, 87% dos fetos reagiram com os movimentos da cabeça e dos lábios. Logo que a música parava de tocar, os bebês paravam de movimentar-se.

Os bebês movimentaram a boca e a língua enquanto a música era tocada
Créditos: © Institut Marques
Os bebês movimentaram a boca e a língua enquanto a música era tocada

Já no experimento feito com a música transmitida pelo abdômen da gestante, os cientistas observaram uma mudança facial dos fetos.

Em sua essência, a pesquisa sugere que bebês possam aprender antes de nascer. O estudo foi publicado no jornal britânico Ultrasound.

Confira o vídeo que mostra os fetos ‘cantando’ dentro da barriga da suas mães: