WhatsApp deixará de funcionar nestes 15 celulares em breve; veja a lista

Descubra se o seu celular é um dos afetados e saiba como garantir o uso contínuo do popular aplicativo de mensagens

WhatsApp deixará de funcionar nestes celulares
Créditos: Divulgação/WhatsApp
WhatsApp deixará de funcionar nestes celulares

A partir do dia 24 de outubro, uma nova atualização do popular WhatsApp pode levar à desconexão de 15 modelos diferentes de celulares e tablets. Esses eletrônicos são principalmente aqueles com sistema operacional Android 4.1 ou sistemas ainda mais antigos.

A medida segue movimento semelhante realizado em julho, quando 35 outros dispositivos perderam a compatibilidade com o aplicativo.

Segundo informações oficiais do aplicativo, a partir do próximo mês, aqueles usuários que possuem os modelos que perderão suporte devem considerar a aquisição de aparelhos com sistemas operacionais mais recentes.

Para continuar utilizando o WhatsApp, é necessário que o smartphone esteja operando sistemas Android acima do 5.0, iOS acima do 12 ou KaiOS 2.5.0, ou ainda mais recentes. Ainda há o alerta para que o aparelho tenha suporte a SMS, para permitir a validação da conta.

Como saber se o meu celular é um dos afetados?

O corte no suporte do aplicativo nos modelos listados de dispositivos será efetuado no dia 24 de outubro de 2023.

Para verificar se o seu aparelho é um dos afetados pela atualização, é possível acessar a aba de informações de software dentro das configurações do seu dispositivo.

Confira a lista a seguir:

  1. Galaxy Note 2
  2. Galaxy S2
  3. Galaxy Nexus
  4. Galaxy Tab 10.1
  5. Nexus 7
  6. One
  7. Desire HD
  8. Sensation
  9. Xoom
  10. Droid Razr
  11. Optimus 2X
  12. Optimus G Pro
  13. Xperia Z
  14. Xperia S2
  15. Xperia Arc 3

Impactos da atualização

Naturalmente, essa medida traz impactos significativos para os usuários afetados. Isso porque, o WhatsApp é uma ferramenta essencial de comunicação nos celulares. Seja para mensagens de texto, chamadas de voz, vídeo chamadas ou para o envio de diversas formas de mídia. Com isso, muitas pessoas podem se ver obrigadas a trocar de aparelho para continuar se comunicando através do app.

Sem dúvidas, é interessante notar como o mensageiro tem se adaptado e se aperfeiçoado ao longo dos anos, mesmo que isso signifique a descontinuação de suporte a modelos antigos de dispositivos.

Embora seja um inconveniente para alguns, é importante lembrar que essas atualizações e avanços tecnológicos são importantes para garantir a segurança dos dados dos usuários e a eficácia do aplicativo.