Últimas notícias:
Loading...

WhatsApp lança recurso de código secreto para conversas e é criticado

O WhatsApp dará a opção do usuário criar uma senha para proteger as conversas ocultas; veja como vai funcionar

O WhatsApp está expandindo seu recurso de conversas ocultas, adicionando a opção de definir um código secreto exclusivo para proteger essas mensagens.

Anteriormente, as conversas ocultas só podiam ser protegidas pela mesma senha ou biometria utilizadas para desbloquear a tela do celular. Agora, os usuários poderão utilizar um pin específico para garantir a privacidade das suas trocas de mensagens confidenciais.

WhatsApp terá código secreto para proteger conversas
Créditos: divulgação/WhatsApp
WhatsApp terá código secreto para proteger conversas

Com a nova funcionalidade, é possível exibir a pasta de conversas ocultas apenas após a inserção do código secreto na barra de pesquisa do aplicativo.

A expansão desse recurso iniciou gradualmente na quinta-feira, 30, e estará disponível para todos os usuários nos próximos meses.

O que muda com o código secreto do WhatsApp?

Com a implementação do código secreto, a privacidade das conversas no WhatsApp se eleva ao permitir que os usuários determinem uma senha única, diferente daquela usada para desbloquear o telefone.

Isso se traduz em uma maior segurança para os casos em que outras pessoas podem conhecer a senha de desbloqueio do smartphone.

Além disso, os usuários também poderão optar por exibir o atalho para as conversas ocultas somente após a inserção do código secreto na barra de pesquisa.

O WhatsApp também oferecerá a funcionalidade de esconder um bate-papo ao pressionar e segurar sobre ele na lista de conversas do aplicativo. Segundo a plataforma de mensagens, a ideia é criar uma camada extra de privacidade para dificultar o acesso às conversas confidenciais, caso alguém tenha acesso ao telefone do usuário.

Como configurar o código secreto para as conversas ocultas?

Para configurar o código secreto, é necessário que o usuário tenha pelo menos uma conversa oculta. Veja:

  • Se você ainda não tiver, abra uma conversa, toque no nome do seu contato no topo da tela;
  • Clique em “Conversas ocultas” e ative a opção para esconder a conversa;
  • Após isso, deslize a lista de conversas do WhatsApp para baixo para exibir a aba de conversas secretas;
  • Clique em “Conversas ocultas” onde, nessa aba, aparecerá um ícone de três pontinhos no topo da tela;
  • Ao clicar nele, selecione “Configurar as conversas ocultas” e prossiga para inserir o código secreto.

Embora o novo recurso esteja sendo lançado de forma gradual, todos os usuários do aplicativo deverão ter acesso a essa nova opção dentro dos próximos meses.

Repercussão da atualização nas redes sociais

Nem todos os usuários gostaram do novo recurso do WhatsApp. No X (antigo Twitter), diversos internautas criticaram o lançamento, opinando que a funcionalidade tem potencial para encobrir traições e mentiras.

Abaixo, veja alguns comentários!