WhatsApp prepara recurso de perfil alternativo para melhorar privacidade

Entenda como vai funcionar o novo recurso do WhatsApp, que consiste em um perfil alternativo para quem não é seu contato

WhatsApp testa novo recurso para aumentar privacidade
Créditos: iStock/petekarici
WhatsApp testa novo recurso para aumentar privacidade

O WhatsApp está testando um novo recurso para aumentar a privacidade do usuário. O aplicativo está trabalhando em um “perfil alternativo”, que vai permitir ocultar as informações de perfil para contas desconhecidas ou fora da lista de contatos.

Conforme o WABetaInfo, um site conhecido por adiantar informações sobre atualizações do WhatsApp, essa funcionalidade foi observada na última atualização beta do WhatsApp para Android 2.23.24.4.

Mas como funciona esse recurso de perfil alternativo do WhatsApp?

A inovação estará localizada na tela de privacidade do aplicativo e vai conceder ao usuário a opção de configurar uma foto e um nome diferenciados. Ambos ficarão exibidos para contas que não têm autorização para visualizar as informações do perfil principal.

Ou seja, se somente seus contatos têm permissão para visualizar sua foto de perfil, qualquer pessoa de fora da lista visualizará apenas a imagem do seu perfil alternativo.

A introdução desta ferramenta acrescentará uma camada adicional de segurança e privacidade à experiência do usuário, dando maior controle sobre as suas informações.

Muitas pessoas optam por limitar a visibilidade da foto do perfil apenas a seus contatos, e isso será ainda mais necessário se o WhatsApp ativar a busca por nome de usuário, além do número de telefone.

Print de como seria o recurso de perfil alternativo
Créditos: Reprodução/WABetaInfo
Print de como seria o recurso de perfil alternativo

Qual será o impacto da chegada do perfil alternativo?

Com a configuração de um perfil alternativo, mesmo aqueles usuários que entrarem em contato através de um nome de usuário terão permissão para visualizar o perfil, mas será um perfil diferenciado do original.

Isso pode ser um grande avanço na preservação da privacidade dos usuários na plataforma, visto que limitará o compartilhamento não autorizado de informações pessoais.

Ainda não se sabe quando a função estará disponível para todos os usuários, pois ainda está em estágio de testes.