WhatsApp terá IA da Meta na barra de pesquisa; veja como funciona

Entenda como a integração da Meta AI na busca do WhatsApp transformará sua experiência, facilitando o acesso a serviços e informações

WhatsApp inova com integração da inteligência artificial da Meta na busca
Créditos: Depositphotos/rafapress
WhatsApp inova com integração da inteligência artificial da Meta na busca

O mundo da tecnologia está sempre em constante evolução, e o WhatsApp não fica para trás. Uma novidade que promete revolucionar a forma como interagimos com o aplicativo está sendo testada: a integração direta com a inteligência artificial (IA) da Meta.

Essa funcionalidade apareceu em uma versão beta do app para Android neste último sábado, 23, indicando que em breve poderá ser uma realidade para todos os usuários.

Como vai funcionar a inteligência artificial da Meta no WhatsApp?

Segundo capturas de tela divulgadas pela equipe do WABetaInfo, um novo recurso intitulado “Pergunte a Meta AI” aparecerá na barra de pesquisa do aplicativo. Assim, ao digitar uma pergunta, a resposta acaba exibida logo abaixo da barra de pesquisa, permitindo ao usuário confirmar o início da interação com o chatbot da Meta.

Mais do que isso, o app sugere algumas opções acima do teclado, facilitando o início da conversa com a IA em um simples toque.

O recurso “Pergunte a Meta AI” aparecerá na barra de pesquisa do aplicativo
Créditos: reprodução/WABetaInfo
O recurso “Pergunte a Meta AI” aparecerá na barra de pesquisa do aplicativo

Vale mencionar que essa assistente virtual do WhatsApp já está disponível nos Estados Unidos. Mas, para utilizá-la, o usuário precisa digitar o arroba da ferramenta dentro dos chats. A atualização promete facilitar esse acesso.

Além disso, a IA também tem a capacidade de gerar imagens e conteúdo a partir de comandos textuais fornecidos pelo usuário.

O que esperar do futuro da IA no WhatsApp?

Em 2023, o WABetaInfo já havia adiantado que o WhatsApp estava explorando maneiras de ocultar o atalho para a Meta AI na aba de conversas, possivelmente numa tentativa de simplificar ainda mais sua utilização.

Agora, parece que a meta é integrar a IA de maneira ainda mais fluída, sendo acessível com apenas alguns toques na tela.

Embora o WhatsApp não tenha feito um anúncio oficial sobre a data de lançamento desta funcionalidade, a expectativa é grande. O atalho ainda está em fase de construção.

O que essa inteligência artificial poderá fazer pelo usuário?

A Meta descreve sua IA como uma assistente versátil capaz de realizar tarefas diversas, ajudar no planejamento de viagens com amigos e responder prontamente a perguntas.

Além de tudo, através de uma parceria com a Microsoft e seu motor de busca Bing, a Meta pretende oferecer resultados diretos da web, potencializando a entrega de informações em tempo real. Com a ferramenta, o usuário não precisará nem sair do aplicativo.

Esta integração promete não apenas transformar a maneira como usamos o WhatsApp para comunicação pessoal, mas também oferecer um auxílio robusto para a organização de eventos, planejamentos e solução de dúvidas rápidas.