Whindersson Nunes fala sobre depressão e influencia da internet

Por: Redação

Um dos convidados do último sábado, 16, no Altas Horas foi Whindersson Nunes além de soltar todo seu bom humor, ele também jogou um papo reto sobre sua depressão.

Indagado por Marília Gabriela, que também participava do programa, se era a rede que havia o deixado depressivo, o youtuber respondeu: “Foi a rede que fez tudo com a minha vida! Tanto que me deu o que tenho hoje, quanto que pode ter me perturbado por muito tempo, entendeu”. Explicou que hoje ele não deixa mais ser absorvidos pelos fatos negativos da internet, antes podia ter mil comentários positivos, mas ele acabava se pegando ao um único ruim.

Whindersson ainda disse que entende que a vida é um círculo de coisas boas, toda atitude do bem volta pra você e é assim que ele encontrou o equilíbrio das coisas. Optando por se focar nos acontecimentos bons do dia a dia. Assista ao trecho no Altas Horas. 

Crédito: Reprodução/Tv Globo“Foi a rede que fez tudo com a minha vida”, disse Winderson

Como saber quando se trata de depressão ou apenas tristeza?

A depressão é muito mais do que tristeza. Essa última tende a ser passageira, geralmente, despertada por algum evento, como morte ou fim de relacionamento. Já a depressão trata-se de uma doença psiquiátrica de caráter crônico e com crises recorrentes.

De acordo com o médico psiquiatra Fernando Fernandes, do Instituto de Psiquiatria da USP (IPQ), observar alguns sintomas pode dar uma pista de quando a tristeza faz parte de um quadro patológico. “Uma tristeza que não se resolve ao longo do tempo, muito desproporcional, sem motivos ou uma tristeza diferente de outras já vivenciadas diante de um problema semelhante são sinais que podem fazer pessoa suspeitar que aquilo não é uma tristeza normal”, explica.

E por mais que pessoas com depressão tenham sintomas parecidos, há níveis diferentes da doença, que vão de leve a grave com sintomas psicóticos. “Em geral, um jeito de medir a gravidade da doença é pela intensidade dos sintomas e pelo grau de incapacitação causada”, afirma Fernandes.

“Na depressão leve, a pessoa tem algum grau de prejuízo, mas vai tocando a vida. Para alguns, os sintomas podem parecer imperceptíveis. Na depressão moderada, os sintomas são evidentes e, na depressão grave, a pessoa tende à incapacidade”, completa o médico.

Sintomas

A depressão é uma doença multissistêmica, pois afeta vários sistemas e órgãos do corpo. Os sintomas a seguir são os mais comuns e podem ser divididos em três grupos:

Emoções e sentimentos:

-Tristeza
-Angústia
-Ansiedade
-Baixa auto-estima
-Insegurança
-Medo

Cognitivos:

-Diminuição da concentração
-Diminuição da memória recente
-Dificuldades de retenção das informações
-Pensamento mais lento
-Ideias pessimistas
-Visão niilista a respeito de si, do mundo, do futuro e dos relacionamentos

Físicos:

-Alterações do sono
-Alterações do apetite
-Aparecimento de dores pelo corpo
-Redução da energia
-Fadiga
Entenda mais sobre depressão. 

Compartilhe:

1
‘O Irlandês’, de Scorsese, na sua sala
"O Irlandês", filme do diretor Martin Scorsese é lançado na plataforma de streaming Netflix. Com um elenco de tirar o fôlego …
2
‘Inacreditável’: a série da Netflix que veio para surpreender
A série original da Netflix "Inacreditável" é baseada em um caso real e promete te fazer maratonar os 8 episódios …
3
03:50
‘Peaky Blinders’: sangue, navalhas e política na Netflix
A 5ª temporada da série "Peaky Blinders" vem recheada de situações inesperadas e roteiro sempre surpreendente narrando a saga da …
4
05:17
“O código Bill Gates”: decifrando a mente do multibilionário
"O Código Bill Gates" é uma minissérie produzida e lançada recentemente pela Netflix que promete te fazer mergulhar direto pelas …
5
04:50
‘Evelyn’: um filme sobre como superar uma tragédia familiar
"Evelyn" é uma história familiar que discute, sob um olhar extremamente pessoal e sensível, o reflexo de um suicídio na …
6
11:28
Netflix: 4 motivos para assistir o filme de Breaking Bad
Está ansioso para assistir "El Camino: A Breaking Bad Film"? Pode ficar tranquilo que a estreia mundial pela Netflix é …
7
04:44
Netflix: nova temporada da série ‘Explicando’ investiga a mente humana
https://youtu.be/W7LcbbWltb0
8
04:20
Netflix: “Life Animated”- uma história sobre autismo, Disney e amor
Hoje a dica do "Cultura em Casa" é um documentário lindo que vai surpreender você: "Life Animated". O filme conta a …