10 dicas para quem quer comprar em brechós

Por: Biah Percinoto

Brechós podem ser uma excelente opção para quem pretende aliar estilo a economia. Para adquirir peças de qualidade, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados e se atentar a alguns detalhes. O Estilo separou algumas dicas que podem te ajudar na hora de garimpar. Confira!

1. Conheça o lugar
Previna-se: antes de se deslocar da sua casa até o brechó escolhido, procure ter informações prévias do lugar. Muitos brechós são especializados em estilos específicos, como os brechós de época, que podem não agradar. Outros ainda não possuem diferentes formas de pagamento e só aceitam dinheiro.

2. Provadores
Infelizmente, nem todos brechós possuem provadores, o que dificulta bastante na hora de levar alguma peça. Por isso, em um primeiro momento, procure ir com uma roupa apertada, como uma legging e uma regada – caso precise, você pode provar as roupas ali mesmo e não corre o risco de errar.

3. Seja Paciente
Nada de pressa na hora de escolher sua peça! Verificar a existência de furos, manchas, sinais de mofo e desgastes é essencial, já que são estes detalhes que indicarão a qualidade do produto.

4. Manchas
Primeiramente avalie se a mancha é de fácil remoção. Manchas amareladas embaixo das axilas e nas golas dificilmente saem e não valem o transtorno. Outras manchas podem sair mais facilmente, isso vai do agente causador e de quanto tempo está na roupa.

5. Sapato
Caso o sapato esteja com desgaste localizado no entorno do saltinho não se preocupe: o reparo é baratinho e normalmente vale o investimento. É importante verificar, porém, se na ponta dos saltos não há somente um parafuso, pois, neste caso, sapateiros nem sempre conseguem arrumar.

6. Zíper
Zíper é um acessório que costuma dar problema, daí a importância de testá-lo. Diferentemente de aplicações como botões e miçangas, dependendo do tecido, nem sempre conseguimos consertá-lo facilmente. Zíper em peças de couro é um exemplo disso.

7. Tecido
Antes de comprar uma roupa em um brechó é importante verificar a qualidade e durabilidade do tecido. Dependendo do preço e do estado da peça as vezes compensa mais comprar uma nova.

8. Costuras
Por melhor que o tecido esteja é necessário observar, também, as costuras. Dependendo do tempo da peça e da qualidade do material aplicado nos acabamentos a linha pode estar velha e gasta, arrebentando com facilidade. Este problema pode ser resolvido com o reforço de uma linha nova.

9. Ajustes
A peça pode precisar de reparos ou ajustes de uma costureira, por isso é importante avaliar se o preço final irá compensar os gastos.

10. Lavagem
Embora a maioria dos brechós exijam de seus fornecedores que todas as peças estejam limpas no momento da entrega, é aconselhável lavá-las antes do uso.

Compartilhe:

1
01:46
O que há por trás dos penteados da Sansa em Game of Thrones
Nada é por acaso. Cada penteado, roupa e cor utilizado por Sansa Stark de Game of Thrones tem um significado. …
2
01:02
Artista mostra a beleza das estrias e da menstruação
Os trabalhos de Cinta Tort tem como objetivo ressignificar temas tabus do corpo feminino, como as estrias, os mamilos e …
3
50s
Como transformar uma legging em uma uma blusa cropped
Aprenda a transformar uma calça legging em uma blusa cropped sem precisar costurar nada. Gostou? Deixe um like e siga …
4
04:41
DIY: Pulseiras das casas de Hogwarts
Grifinória, Sonserina, Corvinal ou Lufa-lufa? Qual a sua casa de Hogwarts preferida? Aprenda a faze pulseiras inspiradas em cada uma …