Ajude sua barba a crescer

Por: Catraca Livre

Amada por uns e odiada por outros, a barba já foi usada para diferenciar membros da sociedade. Hoje, algumas centenas de anos mais tarde, ter barba virou moda, e alguns estudos apontam que mulheres preferem homens com barba. Justamente por isso, aqueles que tem uma barba que leva mais tempo para crescer ou que nasce com falhas, têm sofrido e quebrado a cabeça para achar métodos eficazes para acelerar esse processo.

Por isso, a Men’s Market, expert em assuntos relacionados ao grooming masculino, separou algumas dicas importantes que precisam ser observadas para os homens que querem conquistar uma barba robusta.

Muita calma antes de raspá-la

Ajudando a natureza

Assim como muitas outras características, a quantidade de barba depende de fatores genéticos. Ou seja: sua genética capilar sempre terá alguma influência na quantidade de pelos faciais que você poderá desenvolver. Mas, sempre é possível dar uma ajudinha, a começar pelo quesito paciência. Espere pelo menos quatro semanas antes de cogitar raspar o rosto por completo. Cultivar uma barba uniforme leva tempo e, por isso, não tome nenhuma atitude precipitada.

Caso você consiga passar por essa fase inicial e atingir uma barba média, com cerca de 1 cm de comprimento, é hora de começar a apará-la. Isso por que os pelos nascem de maneira desordenada e alguns têm ritmo de crescimento mais acelerado que outros, podendo deixar o visual um pouco desleixado. Para isso, faça uso ou de uma tesoura ou de uma maquininha de barbear utilizando um corte mais alto, apenas para uniformizá-la.

Se necessário, raspe!

Mas, se mesmo com o período de espera o crescimento da barba ficou a desejar, é hora de fazer a barba. Fazer a barbar regularmente ajuda a fortalecer os fios e, quanto mais grosso ele for, mais chance da sua barba vingar. É importante lembrar de fazer a barba no sentido contrário aos pelos e, como esse pode ser um processo agressivo para a pele, é necessário investir em um bom creme de barbear e um ótimo pós-barba para evitar incômodos.

Investir em produtos de qualidade faz a diferença.

Além disso, o crescimento e bom desenvolvimento da barba, principalmente dos novos pelos, dependem também de uma pele bem nutrida e cuidada. Esfoliar o rosto uma vez por semana remove as células mortas e evita a foliculite, que nada mais é do pelos encravados. As células mortas podem se acumular nos poros e dificultar a passagem no novo fio por eles; o esfoliante se encarrega de abrir caminho. Além disso, a limpeza da barba com shampoos e até mesmo condicionadores específicos para barba se fazem necessários para manter os pelos faciais sadios.

Evite coçar e mantenha hábitos saudáveis

Assim que a barba começar a crescer, é provável que ela pinique e cause certo desconforto.  Coçar pode não ser a melhor saída, pois pode propiciar a formação de pelos encravados. Para evitar cair na tentação, óleos e ceras para moldar e abaixar os pelos que estão incomodando pode ser uma boa saída.

Por último, mas não menos importante, assim como o bom estado da pele e dos cabelos dependem de uma nutrição balanceada, o mesmo acontece com a barba. Apostar em alimentos ricos em vitamina A, C e E, como queijo, frutas cítricas e nozes, respectivamente, pode ser um dos grandes aliados para conquistar alguns centímetros de barba. Lembrando sempre que, caso o resultado ainda não seja o esperado, mesmo com todos esses cuidados, buscar um dermatologista que indique medicamentos específicos para o crescimento dos fios é o ideal.

Na Men’s Market, você encontra todos os produtos para ajudar na manutenção da sua barba.