Entreter

Aprenda como bordar à mão para criar looks criativos e únicos

Com pouquíssimos materiais, você pode transformar roupas básicas em peças divertidas e com a sua cara!

Por: Redação | Comunicar erro

Todo mundo tem no guarda-roupa aquela camiseta antiga e esquecida que já não se encaixa em nenhum look, certo? Que tal aprender como bordar para transformar roupas sem graça em peças estilosas, divertidas e com sua identidade?

O bordado é uma arte secular que permite criar desenhos e figuras ornamentais em diversos tipos de tecido, brincando com variações de texturas e pontos. Para quem vive na correria, bordar pode ser uma terapia, como alternativa para relaxar, desenvolver a concentração, sair da rotina e ainda explorar dons artísticos.

Mulher bordando e bordado com flores e abelha
Crédito: Reprodução | Instagram | @clubedobordado Bordar pode ser uma válvula de escape para quem sofre com estresse e ansiedade

Apesar de parecer complexo e trabalhoso, fazer bordado é uma tarefa simples e barata que é aperfeiçoada com a prática, sendo desenvolvida de acordo com suas habilidades manuais e tempo livre para produção.

Saiba que, devido sua longa história, os bordados contam com uma infinidade de técnicas de criação e tipos de pontos que criam efeitos completamente diferentes uns dos outros. Então, não se desespere em aprender tudo de uma vez, pois esse aprendizado pode durar uma vida.

Além disso, seu custo é super baixo, visto que a maioria dos materiais são usados em mais de um trabalho. Se você colocar à venda o que produzir, ainda é possível recuperar o valor investido para apostar em novas criações.

Materiais

São necessárias algumas ferramentas para dar o pontapé inicial às criações. Entre os materiais básicos estão: agulhas, linhas, bastidores (aro usado como suporte) e tecidos.

Para começar, invista em agulhas de costura (não de bordado, pois têm as pontas arredondadas que dificultam a penetração no pano), sendo o tamanho 7 ideal para quem tem dificuldades de passar a linha pelo burado da cabeça da ferramenta.

Na hora de comprar um bastidor, opte pelos tamanhos 14 ou 16, em plástico ou madeira, que permitem dar mais firmeza na hora da costura. Caso queira fazer bordados maiores, escolha o modelo que mais se adapta ao seu desenho.

Quanto às superfícies de aplicação, você pode escolher uma roupa que queira customizar ou um pedaço de tecido que pode ser costurado posteriormente na peça que desejar. As melhores opções para isso são os naturais, como linho, algodão cru e cambraia.

Para trabalho gerais, o tipo de linha utilizada é a de meada, composta por seis fios que são separados de acordo com a espessura do traço do seu desenho. Conduto, linhas de costura, de novelo ou lã também são utilizadas no bordado.

Nos tutoriais, as apresentadoras do canal Clube do Bordado sugerem algumas marcas para quem ainda não conhece muito desse universo.

Pontos

Aí você pergunta: “como saber o jeito certo de bordar?”. Fique calmo e não sofra antes da hora!

Nessa nova onda de bordar, um conceito muito interessante e criativo é o do bordado livre, no qual não existe uma regra rígida sobre o que é correto ou não. Para quem está começando, essa é a melhor opção.

Permita-se errar e recomeçar para descobrir as infinitas possibilidades de costura. Em um primeiro momento, arrisque-se e aposte no ponto que melhor se adapta ao seu trabalho, tentando fazer acabamentos mais sofisticados após realmente entender a lógica do bordado.

Vamos colocar a mão na massa? Para isso, aprenda alguns tipos básicos de costura para criar seus primeiros desenhos, como os pontos reto, alinhavo e atrás, com a youtuber Ana Di Marqui.

Costuras

Depois de entender um pouco mais sobre essa arte, chega a hora de pegar seu tecido, colocar a linha na agulha e começar a costurar.

Quem já conhece um pouco sobre esse processo, sabe que não há segredos para iniciar o ponto e deixá-lo bem amarrado na superfície. Porém, caso você não tenha nenhum conhecimento, é essencial gastar alguns minutinhos com ensinamentos básicos para não perder tempo cometendo erros por bobeira.

Se você vai bordar uma peça de roupa que com certeza será lavada, preste bem atenção no número e na força dos nós para depois não estragar suas criações.

Desenhos

Talvez a parte mais legal de bordar é escolher o desenho que será costurado no tecido. Nesse processo, você pode deixar a imaginação correr solta e escolher as imagens que mais combinam com sua identidade.

Se faltar criatividade, aposte em referências de quadros, filmes, comidas, objetos cotidianos e frases de músicas ou livros. Com certeza encontrará alguns desenhos que ficarão ótimos em qualquer peça de roupa.

“Não sei desenhar! Como fazer o rascunho da imagem no pano?”, você pode se perguntar. A boa notícia é que, para fazer bordados, não é necessário ter as habilidades de um grande desenhista.

Você pode imprimir o desenho dr sua preferência e, com uma luz sob o tecido, fazer o contorno com um lápis ou canetas próprias para bordado que são removíveis com calor ou água. Outra técnica conhecida é a transferência com papel carbono, também ensinada pelas meninas do Clube do Bordado:

Agora que você já é quase um expert do bordado, que tal escolher algumas referências para seus primeiros trabalhos?

A Catraca Livre Estilo listou 18 bordados lindíssimos feitos por artistas mestres do assunto que vão te inspirar a seguí-los nas redes sociais para viajar pela arte de bordar e nunca mais voltar. Olha só:

Hoje a #terçanoclube vai para o @fotografandoamesa ! A Isabela está aprendendo a bordar com os nossos tutoriais no youtube e ficamos muito felizes! Nós já acompanhávamos o canal dela 👭❤️ há tempos. E você, já conhece nosso canal no YouTube? Lá você encontra vários tutoriais e vídeos sobre nós. Para aparecer aqui nas nossas redes é só usar a hashtag #terçanoclube {Today pur #stitchtuesday goes to @fotografandoamesa! Isabela is learning to embroidery with our tutorials on youtube and we were very happy! We already follow her channel 👭❤️ long time ago. And you already know our channel on YouTube? There you will find many tutorials and videos about us with english subtitles. To appear here in our networks just use the hashtag # terçanoclube } #clubedobordado

A post shared by Clube do Bordado (@clubedobordado) on

Precisa dizer + alguma coisa!? 🧡🧡🧡 Os lugares que nos fazem bem também podem ser chamados de LAR! Aquele lugar onde amamos tomar café, a vizinhança e os lugares por onde passamos nos arredores do nosso local de trabalho, e muitos outros, como a nossa casinha por exemplo 🤗 onde ficamos sempre muito felizes quando mencionam da boa energia, quando tiram os sapatos e se sentem em casa!!! #agenteama – E você que também ama tudo isso, e quer transpor para o bordado, mas ainda não sabe bordar, a Marina vai dedicar 2 noites na próxima semanita (terça 28 e quinta 30/8 das 19 às 22h), para te ensinar à bordar usando esses dizeres lindos!!! 😍 Vem!!! #facavocemesmo + Infos . Inscrição. Pagamento, pelo nosso site: ateliercosturando.com 👉🏻 Workshops 👉🏻 Agosto – Aproveita que em setembro a Má estará viajando e infelizmente ficaremos só na saudade desse workshop!!!

A post shared by Co.Sturando (@co.sturando) on

Quantas vezes isso se aplicaria no seu dia? 😂😂😂

A post shared by 🏡 53 (@ateliecasa53) on

Ah, gente…. sabe!? ♡

A post shared by 🏡 53 (@ateliecasa53) on

BORDANDO MEU CAMINHO: encontros de coaching pessoal, meditação e bordado livre 🙌🏽. O #clubedobordado e a @nos.pn criaram este curso para você mergulhar em sua história de vida com auxílio de técnicas de coaching pessoal, meditação e bordado para conectar-se com seu propósito de vida, e assim bordar o futuro que deseja. Vamos (re)descobrir juntas o que da sentido para suas escolhas e ações na vida, o futuro que você quer criar, seus objetivos, necessidades e sonhos. E, no final, planejar de forma consistente e responsável os passos necessários para chegar lá. Serão 7 encontros às terças, de 20/jun a 22/ago, das 19h30 às 21h30, aqui em São Paulo. As inscrições são pelo site do clube: www.oclubedobordado.com

A post shared by Clube do Bordado (@clubedobordado) on

KIT PARA BORDAR DISPONÍVEL NA LOJA ONLINE >> Um mergulho no peito, para dentro de si ou para se jogar de cabeça no coração de alguém ♥️. Esse kit de bordado cheio de poesia encanta a todos, além de ser uma linda peça de decoração ou sugestão de presente. E o melhor: pode ser feito por todos, já que o nível é iniciante! Dentro dessa latinha (que é puro charme!) você encontra: Um bastidor oval de 11cm x 15cm, um corte de algodão cru com a ilustração exclusiva, linhas de meada, agulha, guia de pontos e cores, um manual de pontos completo eee um pacotinho do nosso blend especial Chá que Abraça <3 . Para adquirir este kit e conhecer nossos produtos, acesse: www.oclubedobordado.com #clubedobordado

A post shared by Clube do Bordado (@clubedobordado) on


Vídeo: Artistas usam superfícies urbanas para estampar camisetas

Compartilhe: