Como dar volume ao cabelo com dicas caseiras descomplicadas

Conheças as melhores técnicas de lavagem, secagem e finalização dos fios para viver com cabelos volumosos

Por: Redação | Comunicar erro

Enquanto algumas pessoas passam a vida tentando fugir dos fios volumosos, outras gastam uma energia lascada procurando como dar volume ao cabelo com dicas econômicas e descomplicadas para o dia a dia.

Fios muito finos e lisos naturalmente aparentam ser mais “escorridos” que o normal, devido, sobretudo, à oleosidade do couro cabeludo que, nesse tipo de cabelo, é ainda mais notável.

Há algumas décadas, quem sonhava em ter cabelos volumosos comumente se rendia aos permanentes, sucesso dos anos 1980 que conquistou a cabeça de mulheres do mundo todo.

O método, contudo, é melhor deixar no passado, já que envolve processos que danificam o cabelo e, com o tempo, causam a perda de massa, gerando quedas e quebras excessivas. Por conta do diâmetro reduzido, fios finos sofrem mais com a fraqueza e a perda de rigidez. Por conta disso, se você já não tem muito volume, melhor ficar longe de processos que favorecem a perda de madeixas, né?

Sem se render a técnicas agressivas aos fios, a maneira mais saudável de conquistar mechas volumosas é por meio da sua rotina de cuidados, como a maneira e a frequência de lavagem, o modo de secagem, os produtos de finalização e até o corte do cabelo.

Mulher penteando os fios para dar mais volume ao cabelo
Crédito: iStock | gpointstudioAposte em métodos sem química para dar volume ao cabelo

Como a madeixa lisa concentra maior oleosidade do que os outros, os fios tendem a ficar mais pesados e, assim, perderem o volume.

Por isso, lavá-los com frequência é uma boa solução para diminuir o nível de sebo e, assim, deixar o visual com aquele ‘toque perfeito’. O ideal, inclusive, é lavar as mechas uma vez a cada dois dias com shampoo neutro, abrindo mão de usar condicionadores em todas as lavagens, já que o produto colabora para criar aquela indesejável aparência “escorrida”.

Se seu cabelo embaraça e cria normalmente muitos nós, é impossível dispensar o condicionador, o que não tem problema, desde que se tome cuidado para não aplicá-lo na raiz e deixá-la ainda mais lubrificada.

Depois desse processo, use um pente fino ainda embaixo do chuveiro para separar os fios e, assim, evitar que fiquem super concentrados em mechas.

Mulher lavando as madeixas para dar mais volume ao cabelo
Crédito: iStock | torwaiPara dar mais volume ao cabelo, mantenha os fios limpos e nutridos

Outra dica para a hora do banho é prestar atenção na temperatura da água. Quanto mais quente, maior será o impacto no couro cabeludo. Ao entrar em contato com a alta temperatura, ele perderá boa parte do óleo produzido naturalmente, levando à produção excessiva de sebo.

Saindo do chuveiro, seque um pouco os fios com uma toalha felpuda, iniciando o processo pela raiz até chegar às pontas. Os fiapos do tecido, ao entrarem em atrito com o cabelo, ajudam a dar mais volume.

Mulher secando os fios para dar mais volume ao cabelo
Crédito: iStock | avavaAo secar os fios, esfregue bem o cabelo para dar mais volume

Aplique um leave-in ainda com as madeixas úmidas, do comprimento às pontas, para deixar o cabelo melhor estruturado e definido. Mas cuidado! Se utilizar muito produto, você pode atingir o efeito rebote, ou seja, pesar ainda mais as mechas e perder o volume proporcionado pelo cosmético.

Além do leave-in, outros cremes ajudam no ganho de volume, como géis e mousses. Coloque uma nós do produto na palma da mão e aplique principalmente na raiz do cabelo, lembrando sempre de dar aquela bagunçadinha com as pontas dos dedos para deixar os fios mais separados.

Mulher usando leave-in para dar mais volume ao cabelo
Crédito: iStock | aleksandarnakicInvista em produtos que favoreçam o volume dos cabelos

A secagem pode ser considerada a etapa mais significativa na hora de dar volume ao cabelo liso, pois o vento do secador dá conta de bagunçar as mechas sem te deixar com cara de “louca”, criando maiores espaços entre os fios.

Com a cabeça para baixo, comece o processo pela raiz, fazendo movimentos com os dedos para permitir que o ar circule. Vale lembrar que o secador de cabelo deve ser usado de baixo para cima, para garantir que seus fios sequem nesse sentido.

Utilize o aparelho em temperatura média, para que a secagem ocorra de maneira lenta, diminuindo o frizz e auxiliando na durabilidade do volume. Se quiser turbinar o processo, invista em bobes de diâmetro largo, enrolando-os em mechas nas laterais e no topo da cabeça.

Caso você não esteja com o secador em mãos, uma ótima dica é enrolar todas as mechas ainda úmidas e prendê-las para cima em um coque. Deixe o cabelo secar nessa posição por completo e verá que o volume é garantido.

Quando for possível, utilize a mesma técnica com o secador para conquistar resultados mais expressivos.

Mulher secando os fios para dar mais volume ao cabelo
Crédito: iStock | burakkarademirNa hora de usar o secador, mantenha-o abaixo da cabeça direcionado para cima

Com os fios limpos e secos, chega a hora de finalizar o passo a passo de como dar mais volume ao cabelo liso.

Para isso, é importante utilizar produtos específicos para esse fim, que normalmente não são cremes ou substâncias de textura pastosa, exatamente para evitar que os fios fiquem pesados.

A melhor opção é apostar em pomadas em pó, com aparência de talco, que ajudam a “soltar” a raiz e acabam com o aspecto de oleosidade. Se você não se adaptar a essa opção, é possível encontrar modelos em spray em lojas comuns de cosméticos.

Após utilizar o finalizador, bagunce um pouco as mechas com as pontas dos dedos.

Se ter cabelos volumosos é um desejo de longo prazo, que tal investir em um corte que favoreça o volume?

Cortes repicados são incríveis para esse fim, já que garantem movimento e proporcionam um volume mais natural. Converse com seu cabeleireiro para criar um visual em camada e bem desfiado, de preferência com o comprimento na altura dos ombros, no máximo.

Esse modelo, além de permitir cortes mais assimétricos e geométricos, garante que os fios não pesem tanto, ou seja, é ideal para evitar a cara de “escorrido”.


Compartilhe: