10 segredos de como fazer perfume durar mais na pele e na roupa

Conheça ainda os diferentes tipos de fragrâncias, suas concentrações e tempos de duração

Por: Redação | Comunicar erro

Sabe aquela fragrância que você adora e, mesmo borrifando diversas vezes na pele, insiste em sair do seu corpo em poucos minutos? Isso acontece com todo mundo, por isso aprender como fazer perfume durar mais pode ser uma bela opção para curtir o cheirinho querido por tempo prolongado.

Não há milagre que faça perfumes durarem um período super longo, mas algumas mudanças de hábitos e maneiras diferentes de aplicação do produto fazem toda a diferença no prolongamento do aroma na pele e na roupa.

Em primeiro lugar, você precisa entender que o tempo de duração do perfume varia entre os diversos tipos de pele e as composições das fragrâncias, além, claro, da qualidade do produto.

Sabe quando alguém elogia seu perfume, que você já nem mais lembrava ter passado? Deixar de senti-lo é super normal, devido à acomodação olfativa, que ocorre quando nosso organismo se acostuma naturalmente com um cheiro e deixa de percebê-lo com tanta intensidade.

Por isso, antes de se chatear porque sua fragrância querida foi embora, tenha certeza de que não é seu nariz o “motivo do problema”.

Mulher passando perfume
Crédito: iStock | eva-katalinPara não enjoar, invista em modelos diferentes de perfume para casa ocasião do seu dia a dia

Pensando em te ensinar como fazer perfume durar mais na pele e na roupa, a Catraca Livre Estilo listou 10 segredos que vão ajudar a manter suas fragrâncias durante muito mais tempo! Olha só:

  • Guarde no lugar certo

Tanto as variações de temperatura e luz quanto a umidade são fatores que comprometem a durabilidade e a qualidade de um perfume.

Por isso, diferente do que se imagina, banheiros, prateleiras ou penteadeiras não são os melhores lugares para guardá-los, já que sofrem ações desses três fatores diretamente.

Uma ótima dica é guardar os frascos no guarda-roupa ou em uma gaveta de pouco uso, para mantê-los protegidos. Caso você ainda tenha a caixinha original dos produtos, procure usá-las para conservar suas qualidades, sem expor o perfume ao calor, à luz ou à umidade.

  • Aplique nos lugares quentes

Pulsos, pescoço, nuca, orelhas, meio dos seios, tornozelos e atrás dos joelhos e cotovelos são regiões do corpo que contam com maior irrigação sanguínea, o que eleva a temperatura da pele e, assim, promove uma evaporação mais intensa.

  • Não esfregue a pele após a aplicação

Quando se esfrega as áreas que contém perfume, você esquenta a região e destrói as moléculas aromáticas do produto que se dissipariam naturalmente no ar.

Dessa maneira, apesar de sentir o aroma instantaneamente mais forte , o perfume perderá sua duração e desaparecerá da pele.

Mulher passando perfume
Crédito: iStock | rawpixelSempre que for usar perfume, dê destaque às áreas mais quentes do corpo
  • Mantenha sua pele hidratada

Peles oleosas tendem a reter melhor as fragrâncias, pois as moléculas do perfume se mesclam aos óleos corporais, o que explica o fato de pessoas com a derme ressecada perderem o aroma do produto mais rapidamente.

Para garantir uma melhor fixação, aplique um hidratante com cheiro neutro ou leve alguns minutos antes de passar sua fragrância, para que ocorra a absorção total. Se você encontrar uma opção do creme do mesmo aroma ou linha do seu perfume, melhor ainda!

  • Construa camadas de cheiros

Para fazer perfume durar mais tempo, outra boa técnica é criar camadas de aromas do mesmo perfume. Sem exageros, claro!

Após o banho, borrife um pouco do líquido nos lugares estratégicos que você já aprendeu. Deixe o produto secar, passe o hidratante, coloque sua roupa e, depois, renove a fragrância nos mesmos pontos para acumular mais partículas aromáticas.

  • Não esqueça das roupas

Por mais que pareça lógico, algumas pessoas passam perfume antes de se vestir, o que só abafa o cheiro do produto. Por isso, nunca se esqueça de usá-lo também quando o look já estiver completo.

Caso escolha sair de casa com algum agasalho na mão para uma possível queda da temperatura, borrife o produto também na gola da peça. Dessa maneira, ao vesti-la, terá um “reencontro” com o perfume querido.

  • “Segure” o aroma no cabelo

Os fios de cabelo são ótimos para carregar por mais tempo o cheirinho do seu perfume. Contudo, muito cuidado na hora da aplicação, pois o álcool contido nele promove o ressecamento das madeixas.

A melhor maneira de fazer isso é borrifar a fragrância para cima (assim como nos filmes) e esperar as gotículas caírem sobre você, para que o cheiro não fique concentrado e carregado em apenas uma área das mechas.

Outra opção é apostar em perfumes específicos para cabelos, que, além de não conterem álcool, ainda trazem benefícios à cabeleira.

Homem comprando perfume
Crédito: iStock | kasto80Ao comprar um perfume, considera sua concentração e as notas contidas nele
  • Entenda os tipos de perfume e aposte em versões mais concentradas

Um perfume é composto por álcool e matérias primas aromáticas que, dependendo da concentração, se fixam mais ou menos em você.

Portanto, é importante conhecer cada um de seus tipos para escolher o produto que mais combina com seu gosto e necessidades.

Em ordem crescente de concentração e duração, os perfumes podem ser classificados em: água de banho (body splash), água de colônia (eau de cologne), deo colônia (eau de toilette), eau de parfum, parfum e elixir (extract).

  • Escolha modelos mais “pesados”

Perfumes e colônias cítricos, florais e frescos contam com ingredientes levinhos, de rápida evaporação e menor absorção, o que diminui seu tempo de percepção no corpo.

Enquanto isso, produtos com notas amadeiradas, orientais e adocicadas são compostos por matérias pesadas, que prolongam essa duração.

Por isso, ao comprar um dos líquidos, considere as notas e traços contidos neles, o que fará uma baita diferença na hora de apreciar seus aromas ao longo do dia.

  • Alterne o uso dos perfumes

Se você é um verdadeiro fã de perfumes, provavelmente terá mais de um modelo ou marca na sua casa. Alternar o uso deles é uma boa dica para não se acostumar com a mesma fragrância.

Além disso, é legal ter pelo menos duas opções do produto destinadas à situações específicas. Deixe um modelo mais básico e leve para o dia a dia e outro mais marcante e pesado para situações especiais, como festas e eventos importantes.

Saber administrar o uso de perfumes, além de demonstrar sofisticação, garante que você não enjoe de uma fragrância tão rapidamente.


Compartilhe: