Jovem com vitiligo mostra que a sua pele é uma obra de arte

Por: Redação | Comunicar erro

Aos 12 anos, Ash Soto reparou que tinha uma manchinha mais clara no seu pescoço. Meses depois, outra apareceu. Logo ela foi diagnosticada com vitiligo, uma condição normal que faz algumas partes da pele perderem pigmentação.

A adolescente sentia-se insegura por causa disso. Ela começou a se excluir e a usar só calças e camisas de manga comprida. “Foi muito ruim. Não conseguia mais nem olhar as pessoas no rosto; não queria sair de casa. Desenvolvi ansiedade e depressão”, Ash contou ao site A Plus. “Lembro de olhar as outras meninas nas revistas e nas redes sociais e ficar com muita inveja, porque elas tinham uma pele perfeita e eu não”.

Hoje, com 21 anos, a jovem tem uma visão diferente de sua aparência. “Eu disse a mim mesma que não precisava atender aos padrões que a sociedade tem para ser bonita e única. Comecei a me desafiar a fazer o que eu normalmente não faria, como sair sem casaco ou usar shorts”, relembra.

Quando Ash decidiu mostrar aos seguidores no Instagram as manchas da sua pele, recebeu uma resposta bem positiva. Isso a inspirou a falar mais sobre a vitiligo e a importância da autoestima. Tanto que há poucos meses ela criou a The Marker Chronicles, um projeto que mostra que a sua pele é uma obra de arte. “É uma maneira de mostrar que aquilo que os outros podem ver como seus defeitos é o que te faz bonita e te destoa dos outros”, ela diz. “Amor próprio é o melhor amor”.

Veja só:

  • A ex-modelo e nutricionista holística Breanne Rice também superou a insegurança e mostrou que suas manchas de vitiligo não devem ser motivo de vergonha. Confira aqui.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:07
Truques de beleza que podem dar bem errado
Alguns truques "mágicos" e baratos podem ter consequências para a saúde.
2
02:16
Dicas para ter cabelos coloridos impecáveis
Madeixas de cores irreverentes e vibrantes exigem muitos cuidados especiais. Veja algumas orientações para ter cabelos coloridos e bem cuidados.
3
01:04
Camila Coutinho dá dicas incríveis de beleza
Na São Paulo Fashion Week, Camila Coutinho revelou quais produtos de beleza não podem faltar em sua necessaire de maquiagens.
4
01:29
Mulher transforma roupas velhas em peças modernas e estilosas
Nas mãos de Sarah Tyau, roupas velhas e peças sem utilidade ganham novas funções após transformações criativas e cheias de …
5
01:19
Tatuagens que brilham na luz negra são tendência mágica
As tatuagens feitas com luz fluorescente brilham quando expostas à luz negra – um efeito simplesmente deslumbrante.
6
01:31
Dicas de beleza que vão transformar sua vida
7
01:56
‘Rapunzel russa’ faz sucesso no Instagram por nunca cortar o cabelo
A russa Dashik Gubanova está sendo chamada de 'Rapunzel do Instagram' por causa de seus longos cabelos. Com madeixas quase …
8
02:38
Sangue de unicórnio para você desfilar por aí
Aprenda como fazer um colar de sangue de unicórnio.