CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Oscar 2018: conheça os detalhes dos indicados a Melhor Figurino

Por: Redação

No dia 23 de janeiro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos divulgou a tão esperada lista de filmes indicados do Oscar 2018, que toma conta do Teatro Dolby, em Los Angeles, na noite do dia 4 de março.

Nós do Catraca Livre Estilo, claro, ficamos de olho nas produções que concorrem ao prêmio de Melhor Figurino do ano e preparamos um resumão para você ficar por dentro da premiação mais aguardada do ano. Confira:

Indicados à categoria de Melhor Figurino do Oscar 2018
  • Trama Fantasma

“Trama Fantasma” é considerado a grande aposta para levar a estatueta da categoria. Dirigido por Paul Thomas Anderson, o longa conta a história de Reynolds Woodcock, um estilista renomado e querido pela elite britânica da década de 1950, que ganhou a última interpretação de Daniel Day-Lewis antes de sua aposentadoria.

O figurino do filme ficou por conta de Mark Bridges, vencedor do mesmo prêmio em 2012 pelo figurino de “O Artista”. A obra é recheada de belos vestidos inspirados nos clássicos Dior, além de apresentar referências a Balmain, Balenciaga, Victor Stiebel, Normal Hartnell e Worth.

As peça, confeccionadas com tecidos antigos garimpados ao redor da Europa, ganharam interferências do próprio Daniel na produção dos looks. Mark já levou para casa o prêmio de Melhor Figurino no Critics’ Choice Movie Awards por “Trama Fantasma” neste ano.

  • A Bela e a Fera

Em março de 2016, o tão aguardado “A Bela e a Fera” estreou nos principais cinemas do mundo, que foram ao delírio com a versão live-action (ato real, em tradução livre) do conto de fadas da Disney dirigido Bill Condon.

Com um figurino super luxuoso assinado por Jacqueline Durran, o filme tem Emma Watson e Dan Stevens nos papéis principais, que vestiram peças inspiradas na moda europeia do século 18.

A figurinista inglesa é outra favorita ao prêmio, pois já ganhou o Oscar por “Anna Karenina” em 2013, além de outras três indicações por “Mr Turner”, “Desejo e Reparação” e “Orgulho e Preconceito”. Neste ano, Jacqueline também foi indicada na mesma categoria por “O Destino de Uma Nação”.

Uma curiosidade super legal é que os modelos foram produzidos apenas com tecidos orgânicos de baixo impacto ao meio ambiente, todos tingidos com tintas naturais.

  • A Forma da Água

“A Forma da Água”, do mexicano Guillermo del Toro, é considera a maior aposta da 90ª edição do Oscar. Com 13 indicações, concorre, além de Melhor Figurino, às categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, entre outras.

A obra se passa nos Estados Unidos durante a década de 1960, em meio aos conflitos políticos da Guerra Fria, e conta a história de Elisa, uma zeladora muda de um laboratório secreto do governo, que se encanta por uma criatura fantástica presa e maltratada no local.

Todo o figurino da produção é assinado por Luís Sequeira, um canadense que concorre pela primeira vez ao Oscar, após idealizar as roupas utilizadas em “Carrie”, de 2013, e no terror “Mama”.

De origem portuguesa, o figurinista é o responsável pelo famoso vestido vermelho usado pela atriz Sally Hawkins, o qual foi desenhado com quatro camadas de sobreposições de renda, chiffon, lantejoulas e cristais.

  • O Destino de uma Nação

Jacqueline Durran, além da indicação por “A Bela e a Fera”, faz uma dobradinha merecida no Oscar 2018 por conta do figurino de “O Destino de Uma Nação”.

O longa retrata Winston Churchill no período anterior à nomeação de Primeiro Mnistro da Grã-Bretanha durante o governo de Adolph Hitler e conta com peças da época, recriadas aos moldes da moda da década de 1940.

Protagonizado por Gary Oldman, o filme apresenta looks super elegantes da esposa do político, Clementine Churchill, interpretada por Kristin Scott-Thomas.

  • Vitória e Abdul – O Confidente da Rainha

A quinta indicação foi para “Vitória e Abdul – O Confidente da Rainha”. A produção leva às telonas a história da amizade entre a rainha do Reino Unido e um empregado indiano durante o século 19.

Consolata Boyle foi a escolhida para idealizar os figurinos do longa, que já marcou presença no Oscar de 2007, com “A Rainha”, e em 2016, com “Florence – Quem é Essa Mulher?”.

Para o filme do diretor Stephen Frears, com Judi Dench e Ali Fazal nos papéis principais, a figurinista produziu looks com grandes referências históricas da moda da monarquia inglesa e indiana.


  • Leia mais:
1
Cultura Sneaker: das quadras da NBA para os pés da cultura urbana
Nosso repórter Brian Allan apresenta, em mais um episódio do Tá Na Régua, a história da cultura sneaker, que surgiu …
2
01:46
O que há por trás dos penteados da Sansa em Game of Thrones
Nada é por acaso. Cada penteado, roupa e cor utilizado por Sansa Stark de Game of Thrones tem um significado. …
3
01:02
Artista mostra a beleza das estrias e da menstruação
Os trabalhos de Cinta Tort tem como objetivo ressignificar temas tabus do corpo feminino, como as estrias, os mamilos e …
4
50s
Como transformar uma legging em uma uma blusa cropped
Aprenda a transformar uma calça legging em uma blusa cropped sem precisar costurar nada.Gostou? Deixe um like e siga …
5
04:41
DIY: Pulseiras das casas de Hogwarts
Grifinória, Sonserina, Corvinal ou Lufa-lufa? Qual a sua casa de Hogwarts preferida?Aprenda a faze pulseiras inspiradas em cada uma …