Publicidade

Informar

Quais são os tipos de pincéis de maquiagem e como usá-los?

Conhecendo um pouco sobre os principais modelos de pincéis, é possível deixar a maquiagem mais profissional

Por: Redação | Comunicar erro
...
Publicidade

Ter uma rotina básica de beleza não é sinônimo de abrir mão de certos itens que facilitam sua vida, como pincéis de maquiagem, que, além de agilizarem a aplicação da make, deixam o resultado final com um aspecto mais natural e sofisticado.

Para comprar os pincéis, não é necessário gastar uma fortuna, visto que marcas baratinhas de maquiagens contam com opções ideais para produções do dia a dia, com cerdas macias e hastes seguras, para você que precisa de praticidade e conforto.

Quem não está acostumado a fazer makes muito complexas provavelmente não conhece todos os tipos de pincéis e suas respectivas funções.

Contudo, mesmo que você não esteja familiarizado com todas as etapas de uma produção completa, é importante conhecer as melhores ferramentas para suas necessidades.

A Catraca Livre Estilo listou os principais tipos pincéis de maquiagem e como usá-los, pensando em aproximar maquiadores de primeira viagem ao incrível mundo da beleza e suas possibilidades.

Pincéis de maquiagem
Crédito: iStock | PeopleImagesQue tal investir em pincéis de maquiagem para deixar suas produções ainda mais práticas?

A primeira coisa que você precisa saber é o material usado na produção dos pincéis. Para maquiagens líquidas e cremosas, o ideal é optar por cerdas sintéticas, que não absorvem produto e, assim, o fazem render mais. Já para aqueles em pó, o melhor são as super macias cerdas naturais.

Outro ponto a ser considerado é sua rotina de makes. Caso você não costume fazer maquiagens com muitos produtos e camadas, uma boa dica é investir em pincéis versáteis, que podem ser usados por mais de um cosmético. No mercado, é possível encontrar modelos com pontas duplas, que ainda economizam espaço na sua necessaire.

Pele

Aplicar base por todo o rosto é uma tarefa que pode ser agilizada com um pincel maior, com uma área grande o suficiente para espalhar o produto.

Nesse quesito, as melhores opções são o língua de gato, para altas coberturas, o duo fiber (fibra dupla, em tradução livre), usado para acabamentos mais naturais, e o kabuki de corte reto, que, por ser mais denso, permite espalhar o produto com mais facilidade e precisão.

pincéis de maquiagem
Crédito: iStock | MilkosModelos duo fiber retos e chanfrados para aplicação de base, blush e contorno

Já para corretivos, devem ser usados pincéis com a cabeça menor, para alcançar pontos específicos do rosto que precisam ser reparados.

Estreito e achatado, a versão pequena do língua de gato é ideal para coberturas mais gerais, enquanto o kabuki menorzinho consegue esconder manchas, olheiras e marcas de acne com mais facilidade, já que concentram produto.

pincéis de maquiagem
Crédito: iStock | MilkosModelo língua de gato em diferentes tamanhos

Os pincéis para pó compacto, blush e contorno seguem mais ou menos o mesmo formato, sempre gordinhos e com toques macios, que facilitam a aplicação. Para o primeiro não tem segredo: opte por uma opção bem grande, que agilizará o processo de depositar e esfumar o pó.

Mulher passando pó compacto
Crédito: iStock | StudioThreeDotsPincéis grandões são os melhores para aplicar pó compacto

Já para blush e contorno, o ideal é um modelo menor, visto que a região onde o produto é aplicado é mais restrita. Tanto o kabuki quanto o duo fiber contam com versões para tal função, ainda em modelos chanfrados, ou seja, com corte diagonal, que são muito mais anatômicos ao rosto.

Mas atenção! Ambas as opções tendem a concentrar pó, por isso, sempre tire o excesso no dorso da mão e pegue leve na aplicação.

pincéis de maquiagem
Crédito: iStock | MilkosModelo vassourinha

Se você gosta de uma make mais extravagante e não pode viver sem iluminador, invista em um pincel vassourinha, que permite aplicar o produto sem exageros e ainda limpa qualquer sujeira indesejada no acabamento final.

Olhos

Para a região dos olhos, no geral, usa-se apenas pincéis pequenos, já que área de aplicação é bem menor e detalhada, exigindo maior precisão.

Tanto no preenchimento de falhas da sobrancelha quanto no traçado do delineador, pincéis de cerdas curtas, achatadas e chanfradas permitem criar linhas super definidas e sem erros.

pincéis de maquiagem
Crédito: iStock | MilkosModelos arredondados e chanfrados para área dos olhos

Na hora de depositar a sombra, são recomendados modelos mais durinhos, com ferrolho “amassado”, que garantem a cor e brilho do produto. Já para esfumar, opções macias, com cerdas abertas e arredondadas fazem com que o pó se espalhe uniformemente, essencial para criar efeitos de degradê.

Se você curte marcar bem o côncavo, o cantinho do olho ou abaixo da linha d’água, invista no pincel lápis. 

Boca

Se fazer o batom durar mais é um dos seus maiores desejos, experimente passar o produto com um pincel e não será necessário retocá-lo muitas vezes durante o dia.

Não há mistério para escolher o modelo ideal! Opte por um pincel com cerdas sintéticas curtas e estreitas, para não usar tanto batom e ainda ter mais segurança na aplicação. Que tal apostar em uma versão pequena do língua de gato?

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre os melhores modelos de pincéis de maquiagem e suas funções, confira o tutorial da youtuber Bianca Andrade, que explica tudinho sobre as ferramentas.


Compartilhe:

Publicidade
Publicidade

Você sabe o que é feminicídio?

O restaurante de comida havaiana do ex-masterchef Ravi

Conheça o lavandário de Cunha

ASMR: O fenômeno do "orgasmo mental"

Publicidade