Truques caseiros de beleza que podem dar muito errado

Por: Redação

Você com certeza conhece algum truque caseiro de beleza. Alguns têm puro efeito placebo, mas outros podem, sim, ter um fundo científico e funcionar de verdade. O problema é que algumas soluções “mágicas” podem acabar tendo consequências drásticas para a sua saúde (mesmo que elas sejam sugeridas por aquele artista ou blogueiro que você tanto adora!). Confira algumas dicas para você evitar:

Desodorante de limão

Já ouviu falar em substituir o desodorante por limão? A ideia com certeza soa ecológica – o que é positivo, claro -, mas pode fazer mal à saúde, uma vez que essa fruta é super ácida e reage sob o sol, podendo causar queimaduras. “Limões podem irritar a pele e fazer erupções vermelhas”, avisou o médico Joshua Zeichner em entrevista ao Refinery29. Desodorante continua sendo a opção mais segura.

Usar desentupidor, tesoura ou sapato de salto alto para fazer contorno

Sim, algumas técnicas de make são difíceis de se fazer. Mas enquanto tiras de durex e colher são boas ferramentas para fazer o olho gatinho, é melhor passar longe de alguns objetos na hora de fazer um contorno na pele. Sapatos e desentupidores não são nada higiênicos para ficarem tão perto de mucosas. E nem precisa explicar por que tesouras perto dos olhos são uma péssima ideia, não é? Em vez disso, use uma régua, um caderninho ou mesmo um pedaço de fita adesiva para conseguir a maquiagem perfeita.

Nada de sapato de salto alto pra fazer contorno!
Nada de sapato de salto alto pra fazer contorno!

Usar a traseira do celular para misturar maquiagem

Aqueles vídeos do Instagram em que influencers misturam base na parte de trás de smarphones têm um efeito legal. Porém, celulares são um dos objetos mais sujos com os quais lidamos no dia a dia. Assim, colocar cosméticos em contato com tantas bactérias e depois aplicá-los na pele não é uma boa. Se você não puder higienizar o seu celular com álcool antes, use outra superfície limpa para misturar bases e corretivos!

Combater acne com pomada para assadura

Sim, a pomada que usamos para os bebês que usam fralda ajuda bastante a pele inflamada. Mas em rostos que são oleosos, podem só piorar a acne. Por isso, o doutor Zeichner recomenda continuar com produtos específicos para acne.

Desodorante para tirar brilho do rosto

Sua pele é oleosa? Procure por cosméticos específicos para combater o problema, como primers que absorvem oleosidade. Mas não use desodorante no rosto! “Antitranspirantes funcionam bloqueando as glândulas de suor, mas eles não fazem nada com as células que produzem oleosidade”, explica o doutor Joshua Zeichner.

Usar wasabi para tratar espinhas

Um vídeo da blogueira Farah Dukhai mostra que aplicar a pasta de raiz-forte sobre uma espinha por alguns segundos faz com que a inflamação suma. No entanto, a dermatologista Jeannette Graf não aconselha o “truque”. Segundo ela, o wasabi pode causar coceira, irritação e sensação de queimadura na pele.