Bolo de fubá cremoso e seus 500 anos de história; veja receita
Aprenda a fazer e conheça a história secular dessa receita nativa do Brasil pré-colonização
Um dos ingredientes que vale a pena ter na dispensa é o fubá. Alimento não perecível, que dura bastante e pode virar tanta receita gostosa. Das inúmeras opções, com certeza o bolo de fubá cremoso é o que mais agrada a todas as idades, ainda mais acompanhando de um cafezinho passado na hora.
Vem aprender a fazer esse bolo de forma simples para ter um lanche diferenciado.
Boa leitura.
- Esta é quantidade ideal de café para prevenir diabetes e doenças cardíacas
- Torres del Paine: como chegar, onde hospedar e quanto custa
- Este alimento, geralmente jogado no lixo, pode melhorar a saúde do seu coração
- Túmulos kofun: conheça um dos maiores mistérios do Japão
Onde o trigo faltou o milho brilhou
Um dos avanços da humanidade foi a agricultura, e o cultivo do trigo foi uma revolução que proporcionou que mais pessoas fossem alimentadas, já que é um grão que cresce bem e sua farinha é base de vários preparos, de pães e cervejas.
Porém, nem todo lugar tinha trigo em abundância, aqui no Brasil mesmo, na época da colonização eram poucos os colonos que tinham plantações de trigo, só que os nativos já tinham a alternativa prontinha aqui.
O milho já era cultivado pelos índios no Brasil e sua farinha utilizada bem antes da chegada dos portugueses. O fubá já era a base de vários preparos, incluindo o bolo de fubá que vamos aprender aqui.
Receita de bolo de fubá
Na época da colonização não tinha essa de bolo cremoso, foi só com o aprimoramento da receita ao longo dos anos que chegamos a esse passo a passo que você verá na sequência:
Ingredientes:
- Fubá 2 copos
- Farinha de trigo 1 copo
- Óleo de milho 1 copo
- Leite 2 copos
- Açúcar 1 1/2 copos
- Ovo 3 unidades
- Fermento químico em pó 1 colher (sopa)
Como fazer bolo de fubá:
Bata tudo no liquidificador e só depois acrescente a colher de sopa de fermento. Unte uma assadeira de buraco e polvilhe com farinha de trigo para então colocar no forno pré-aquecido em temperatura média por mais ou menos 20 minutos ou até que o palito saia limpo.
Turbine seu bolo de fubá, colocando uma colher de chá de erva doce, assim, você vai ter aquele sabor de fazenda. Você também pode colocar pedacinhos de goiabada cascão passadas no fubá e salpicadas sobre a massa antes de assar. Vale a pena experimentar!
Uma dica importante para qualquer bolo feito no liquidificador é colocar o fermento sempre por último, de preferência, sem bater para que comece a reação só no forno.
Experimente também incrementar o preparo com essas variações abaixo:
Bolo de fubá com cream cheese
Bolo de fubá simples
Bolo de fubá com goiabada
Bolo de fubá com queijo
Fubá: o ingrediente versátil
Pelo que sabemos, o uso do fubá na culinária brasileira tem pelo menos 500 anos. Por isso, deu tempo para surgir tanta coisa boa com esse ingrediente, como o bolo que você aprendeu acima, mas também pratos para uma refeição completa.
Então, vamos falar um pouquinho sobre onde mais o fubá pode brilhar nas receitas.
O interessante da broa de fubá é que é um bolinho com textura muito singular. É crocante, ao mesmo tempo macio e ainda saboroso.
Combina demais com o cafezinho depois do almoço!
Outra combinação interessante para o paladar é o fubá com a couve. Ele ajuda a dar uma boa encorpada no caldo e ajuda a exalar aromas incríveis das especiarias.
Aproveite que estamos nessa época de friozinho para aproveitar essa sopa deliciosa!
Um clássico das fazendas, a polenta com frango é de dar água na boca!
Incremente o preparo da polenta com queijo ralado na hora.
No mais, agora é preaquecer o forno e fazer esse bolo de fubá cremoso para acompanhar o café da tarde, enquanto pensa quais dessas receitas podem estar na mesa do jantar.
Bom apetite!